• 19 de setembro de 2024 22:06

Formatura do projeto Meninas Cidadãs integra os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

ByEduardo Vetter

dez 5, 2018

Programação segue até 10 de dezembro, em Taquara

Visando fomentar ações no âmbito de formar cidadãos e cidadãs comprometidos com o combate a discriminação e responsáveis com a coletividade, atividades são destinadas a estudantes do Município. Com este foco, o Projeto Meninas Cidadãs, formou, na sexta-feira (30), 40 alunas das escolas municipais de Ensino Fundamental Doutor Alípio Alfredo Sperb, Lauro Hampe Muller, Getúlio Vargas, João Martins Nunes e Colégio Municipal Theophilo Sauer. O evento, que integra os 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher, com o tema “Viver em paz é viver sem medo” (programação abaixo), foi realizado no Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar, sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes – SMECE.

Idealizadora do projeto “Meninas Cidadãs”, a professora Mônica Faccio, destaca que o mesmo nasceu, em 2017, para alertar às estimativas do índice de violência contra mulheres, e, contra meninas, principalmente. “Hoje, 50,9 % de toda a violência sexual no país, acontece com meninas com menos de 13 anos de idade, e nós temos uma responsabilidade muito grande que é de cuidar das nossas meninas, proteger e ensinar a identificar situações de violência. O feedback do projeto é muito satisfatório, com melhoria no processo de ensino aprendizagem dentro das escolas, melhor relação com as famílias, com os colegas, com os professores. Estão se fortalecendo e fortalecendo o seu papel como cidadã, por isso que hoje são meninas cidadãs”, comemora Mônica.

Voluntariamente trabalhando em prol do projeto, a psicóloga dra. Rafaela Haack, disse ter aprendido muito com cada aluna. “Foi um prazer trabalhar com vocês. Cada uma com a sua característica, seu jeitinho, grupos com muita solidariedade, fazendo trabalhos para a sociedade. Agradeço a cada escola que me acolheu e podem continuar contando sempre comigo. O principal resultado é que aprendi muito com todas, pois são adolescentes que tem muito a contribuir com a sociedade e é por isso que hoje se formam meninas cidadãs”, salienta dra. Rafaela.

O vice-prefeito, Hélio Cardoso Neto, relatou gratidão por participar de ações transformadoras para a vida das pessoas. “Vocês estão fazendo parte de uma mudança social secular que, mesmo vagarosa, é uma mudança sem volta. Não importa quais são as ideologias que apareçam no mundo, o trabalho de vocês meninas é muito importante, podem ter certeza. Vocês estão fazendo parte de uma mudança histórica que é melhorar a vida de todas as mulheres, despertar a consciência de todas ao que passam diariamente”, comenta o vice-prefeito.

O presidente da Câmara, Guido Mário Prass Filho, parabenizou à Administração Municipal e à SMECE pelo projeto de sucesso. “O trabalho deu frutos e essas meninas cidadãs serão multiplicadoras em seu meio. Vamos torcer para que possamos expandir o projeto no ano que vem, pois a educação é o princípio da vida, se queremos um país melhor temos que investir na educação e no conhecimento”, afirma.

O evento contou com a apresentação da cantora Letícia Roennau; apresentação teatral do Colégio Theóphilo Sauer, que enfatizou o “Bullying”; apresentação de um texto com as alunas da EMEF Getúlio Vargas; apresentação de dança com alunas da EMEF Dr. Alípio Alfredo Sperb e apresentação do texto “A PAZ”, com alunas da EMEF Dr. Lauro Hampe Muller. Participaram também do momento, o diretor de Cultura, Paulo Antônio Wagner de Oliveira; o delegado Ivair Matos dos Santos; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Vivian Angeli; o conselheiro tutelar, Vanderlei Collet e o vereador Moisés Rangel.

São apoiadores do projeto Meninas Cidadãs: ONG Vida Breve, fotógrafa Alessandra Passos, fotógrafo Vitor Cardoso, professor de teatro Mateus Kehrwald, escola de música Recanto da Arte Gaúcha, Loja Gorete Modas, atelier Rafael Andrade, Loja HM, salão Tanise, salão Delas, salão Tchê Arruma, salão Bibi, delegado Ivair Matos dos Santos e Faculdades Integradas de Taquara.

Os 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher, iniciou em 20 de novembro, e, segue até 10 de dezembro com intensa programação, sendo promovido pela Prefeitura Municipal de Taquara e pela Câmara Municipal de Vereadores de Taquara, com iniciativa da Frente Parlamentar de Jovens pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Próximos eventos dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher:

04/12 – TER – Documentário A Voz do Quilombo

Local: Foro Justiça do Trabalho

Rua Federação, 1870.

Horário: 19 horas

Coordenação: Justiça do trabalho

…………………………………………………..

05/12 – QUA – Bate – papo: Falando sobre Violência, medo e silêncio

Local: Colégio Theóphilo Sauer

Horário: 18 horas

Coordenação: Coordenação do Curso de Psicologia da Faccat

…………………………………………………..

06/12 – QUI – Precisamos falar da saúde da Mulher

Local: Salão Comunidade Schalon Morro da Cruz

Horário: 15 horas

Coordenação: Coordenação do Curso de Enfermagem da Faccat e Associação de Moradores do Bairro Morro da Cruz

…………………………………………………..

07/12 – SEX – Documentário He for She – Onu Mulheres

Local: Centro Educacional Índio Brasileiro Cesar

Horário: 19:30 horas

Coordenação – Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa e Comitê Impulsionador He for She RS

…………………………………………………..

08/12 – SAB – Jovens Debatem a Condição da Jovem Mulher

EMEF Zeferino Vicente Neves Filho (Importância da Mulher da Segunda Guerra Mundial)

EMEF Getúlio Vargas (Automutilação e depressão Adolescente)

EMEF Alípio Alfredo Sperb (Em Briga de Marido e Mulher metemos a Colher)

Colégio Santa Teresinha (Mulher e Mídia)

Colégio industrial Monteiro Lobato – Cimol (Aplicativo de Combate a Violência Contra a Mulher)

Local: Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar

Horário: 9 horas

Coordenação: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes

…………………………………………………..

09/12 – DOM – Atividade Cultural e Jogo de Futebol de Gurias

Local: Parque do Trabalhador

Horário: 15 horas

Coordenação: Diretoria de Cultura e UTFF

…………………………………………………..

10/12 – SEG – Dia Internacional de Direitos Humanos

Apresentação do Vídeo: Em Briga de Marido e Mulher Metemos a Colher – EMEF Alípio Sperb

Apresentação dos dados do Projeto Meninas cidadãs

Apresentação do Documentário: O Início da Minha Construção como Mulher

Texto e entrevista: Mônica Facio

Imagens, produção e edição: Iara Steffens

Horário: 16 horas

Coordenação: Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher

Foto (1)Foto (2) Foto (3) Foto (4)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *