Após diversas tentativas de retomar as obras das dez casas populares, construídas através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, localizadas na rua Chile, no bairro Empresa, a Administração Municipal de Taquara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, informou o reinício das construções. Em visita ao local, o secretário da pasta, Anildo Araújo e a assistente social, Adriane Lauck, acompanharam a execução do serviço da primeira moradia. A previsão é que até dezembro todas as casas estejam prontas.
Segundo o secretário, as obras do PAC, iniciaram em 2007, mas houve muitas falhas que paralisaram a sua execução, uma delas foi a inexistência de rede de esgoto sanitário, água e iluminação, o que foi resolvida pela atual Administração Municipal, através de parceria com a RGE e a Corsan. Também houve transtornos com a empresa contratada. “Vários empecilhos, tanto judiciais quanto da própria empresa executora, impediram que as obras andassem como gostaríamos, mas retomamos e, até dezembro, as dez casas estarão totalmente apropriadas à moradia”, relata Araújo.
O prefeito de Taquara, Tito Livio Jaeger Filho, comemora a realização de mais uma obra que adveio de administrações passadas e que será, enfim, efetuada para o bem da comunidade que passa por dificuldades, não só financeiras, mas que estão em fragilidade social. “Para a administração, esse encaminhamento tem dupla função, pois além de darmos resolução a mais um dos tantos problemas que herdamos, também estamos proporcionando um teto e uma vida digna a essas pessoas”, revela Tito.
Segundo a assistente social, Adriane Eliziane Zimmer Lauck, responsável pela avaliação situacional das famílias, todas passam por situação de vulnerabilidade estando aptas a receberem o benefício. “Por causa de todos os transtornos passados, as famílias já estão residindo nas casas, mesmo com elas semiprontas, o que pra nós foi positivo, pois nos ajudam a cuidar das suas moradias para que não ocorram vandalismos e depredações, como aconteceu anos atrás, assim acompanham as obras de suas próprias casinhas”, reitera Adriane.
Nelci Kuhs, 38 anos, desempregada, é uma das beneficiárias que receberam uma das moradias do PAC. “É um sonho realizado, um cantinho pra gente, pra mim e para minha filha, de cinco anos, morar. Espero ter aqui muita prosperidade, um bom emprego e tocar a vida. Estou terminando o Estaja e espero melhorar o nosso futuro. Agradeço à Administração Municipal, pois estão trazendo pra nós dignidade de vida”, comemora Nelci.