Pedido da empresa de Três Coroas foi ajuizado na última sexta-feira
A Calçados Q-Sonho ajuizou, na última sexta-feira (24/8), pedido de recuperação judicial na Vara Judicial da Comarca de Três Coroas. A medida busca a manutenção das atividades da empresa e dos empregos, além do reperfilamento das dívidas, que totalizam R$ 8,9 milhões. A companhia atua há quase 50 anos e possui 146 colaboradores.
De acordo com Silvio Luciano Santos, sócio da a Medeiros, Medeiros, Santos & Advogados Associados, responsável pelo processo de reestruturação da empresa, Calçados Q-Sonho é “mais uma das vítimas da crise que assola o país, em especial o setor coureiro-calçadista”.
“A retração de mercado faz com que indústrias reduzam a produção e encolham seu quadro funcional. Como efeito direto, elas veem as receitas diminuírem logo quando precisariam estar com o caixa robusto para enfrentar um momento de turbulência”, explica o advogado.
Outro fator que motivou o pedido de recuperação judicial, segundo Santos, foi o inadimplemento de um grande cliente da Argentina. “Isso fez com que a empresa ficasse sem fluxo de caixa para quitar suas obrigações de curto prazo”, conta. Ele acrescenta que a Calçados Q-Sonho possui R$ 1 milhão a receber em créditos federais.
A empresa tem pedidos em carteira até o final de 2018, principalmente destinados ao mercado externo. “Agora, terá fôlego para se reorganizar e negociar com seus credores de forma estruturada”, aponta o sócio da Medeiros, Medeiros, Santos & Advogados Associados que estão a disposição para atendimentos e para responder qualquer dúvida mediante ao acontecido.