Em reunião de trabalho, na segunda-feira, 6, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação lançou um novo projeto, a instalação de uma minibiblioteca para os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O secretário da pasta, Anildo Araújo, apresentou a doação de, aproximadamente, 300 livros de literatura infantil, recebida da Fundação Itaú Social; estes são os primeiros exemplares a integrarem o projeto da minibiblioteca.
A parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e a Fundação Itaú Social disponibiliza acervo de livros infantis em CRAS de todo o Brasil, mas é necessário que o Município faça esta adesão, conforme menciona Araújo. “Fizemos a adesão dos livros, em 2015, como não tínhamos ainda recebido, durante a minha participação no XX Encontro do Congemas – Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, evento realizado, de 30 de julho a 1 de agosto, em Belo Horizonte, fui até o espaço da Fundação Itaú para me informar da situação. Fiquei feliz, pois ao voltar a Taquara, os livros já estavam a nossa espera”, menciona o secretário.
Os livros fazem parte da Biblioteca Itaú Criança e o principal objetivo é estimular a leitura ainda na primeira infância e fortalecer as ações do programa Criança Feliz, que já é realizado, em Taquara, e, atende, 53 famílias, sendo crianças de zero a 3 anos que tenham cadastro do Bolsa família, gestantes e pessoas com deficiências.