Educador social do Lar Padilha contou com a participação das crianças e adolescentes acolhidos na entidade para a formatação do projeto
Com o objetivo de levar à comunidade padilhana uma nova alternativa de disseminar e motivar a leitura, foi desenvolvido,pelo Lar Padilha, o projeto Geladeiraoteca. Hoje, quem passar pela Praça da Unidade Básica de Saúde de Padilha, no interior de Taquara, vai se deparar com uma geladeira (antes entre as sucatas) totalmente modificada e revitalizada, repleta de livros e obras de escritores renomados, alguns títulos antigos, outros contemporâneos, disponíveis à troca e à propagação do conhecimento de crianças, adultos e idosos. A intenção é que as pessoas usem a Geladeiraoteca para trocar o livro que não querem mais, por outro, expandindo e ampliando, assim o saber.
A partir de iniciativas parecidas, realizadas em outros municípios do país, o educador social do Lar Padilha, Patrick Moura,acreditou na possibilidade de desenvolver o projeto, também no Distrito de Padilha. Foram dias até que a geladeira enferrujada desse lugar a um espaço para semear a leitura, a literatura e a solidariedade, conforme conta o educador social.
“A ideia da Geladeiraoteca já existe, mas no Lar e na Padilha nunca havia sido feita, assim pensamos em aproveitar a oficina de artesanato, e, com a participação das crianças e adolescentes acolhidos na entidade, contemplar a comunidade e os visitantes da região, com o projeto, além de promover a solidariedade entre eles e a comunidade”, destaca Patrick. Ele lembra que, semanalmente, será feita assistência na Geladeiraoteca e que será instalada uma proteção para não molhar em dias de chuva, além da colocação de adesivos para chamar mais atenção dos moradores.
Com esta ação acontecendo, o Lar Padilha e a comunidade se integram e se unem ainda mais, revela o diretor da entidade, Fernandes Vieira dos Santos. “É uma ideia que merece muito destaque, pois abrange muitos conceitos que fazem parte dos objetivos do lar, como a integração com a comunidade, a disseminação da leitura, a participação dos acolhidos nas atividades de caráter solidário. Esperamos que a comunidade acolha e receba com carinho o projeto”, menciona Fernandes.
A coordenação e a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Padilha foi muito receptiva ao projeto. “Acho muito importante a iniciativa, é uma parceria entre o lar e a comunidade que propõe incentivar a leitura, disponibilizar um momento de descontração, de integração, somos, com certeza, apoiadores do projeto”, menciona a coordenadora da UBS,Barbara Tamara Belotto.
A técnica de enfermagem, Jéssica Francieli Peters Modinger, destaca a relevância da ação. “O projeto é muito interessante, principalmente por aproximar o lar da comunidade e incentivar o ato de leitura aos moradores, pois muitos buscam na leitura a cura de alguma doença, como a depressão, por exemplo. Vamos divulgar o projeto aos nossos pacientes e usuários para que todos participem e colaborem”, reitera ela.
O Departamento de Cultura de Taquara apoiará a iniciativa com a doação de livros e revistas, segundo menciona o diretor de Cultura, Paulo Antônio Wagner de Oliveira. “Todo projeto que proporcione ao cidadão mais leitura, mais cultura, mais educação, sempre terá o nosso apoio. Parabéns ao Lar Padilha e, principalmente, ao educador Patrick, pela iniciativa de trabalhar o projeto com as crianças”, salientou Paulo.
DOE LIVROS AO PROJETO
Todos os livros, destinados ao projeto Geladeiraoteca, advém de doações. Quem quiser colaborar com a iniciativa, e, doar livros, revistas e gibis, pode entregar no Lar Padilha (Distrito de Padilha); na Unidade Básica de Saúde de Padilha; no Centro de Defesa Lar Padilha (rua Marechal Floriano, 959, centro, Taquara) ou na Diretoria de Cultura, junto à BibliotecaPública Municipal no Centro Administrativo Municipal (rua Tristão Monteiro, 1339) ou entrar em contato pelos telefones 51 3542 9146 ou 9 9901 9901.