Solenidade de entrega inauguração ocorrerá no dia 31 de julho
Nesta semana a empreiteira responsável pela construção da nova ala do Hospital São Francisco de Assis, entregou a primeira etapa da obra ao prefeito interino Moacir Jagucheski. No dia 31 de julho, às 15 horas, ocorrerá a solenidade de inauguração da nova ala do hospital São Francisco de Assis. No entanto, a liberação para o funcionamento ainda depende da habilitação dos serviços junto à Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde. Os serviços a serem prestados compreenderão o Centro Intermediário de Neonatologia e Parto Natural. O total investido na obra chegou ao montante de R$8.859.208,60, sendo parte verba do estado e parte oriunda do Município.
Também destacou o Prefeito que, quando assumiu a Prefeitura em janeiro de 2017, foi surpreendido por uma notificação do Estado do Rio Grande do Sul, pedindo a devolução integral do valor repassado pelo Fundo Estadual da Saúde ao Município de Parobé, em razão da utilização de parte desse dinheiro pelo gestor anterior. Depois de muito empenho da atual administração, em especial de sua equipe técnica e com o aval do Conselho Municipal de Saúde, houve a demonstração, através de farta documentação, da viabilidade de devolução dos recursos para aquela conta vinculada, ainda de que forma parcelada, na qual foi apresentado um cronograma físico-financeiro para a conclusão da obra. Enfim, restou formalizado um termo de ajustamento junto à Procuradoria do Estado, através de uma conciliação, da qual fez parte representes da própria Procuradoria do Estado, o CAGE, Secretaria Estadual de Saúde e da Coordenadoria do Centro de Conciliação e Mediação, oportunidade em que, após a homologação, e posterior cancelamento da inscrição do município junto ao CADIN, foi dada a continuidade da obra, mediante a devolução dos recursos retirados para aquela conta vinculada.
Hoje estamos recebendo esta obra que teve o engajamento conjunto de todos os envolvidos para dar maior celeridade ao processo e realizar a entrega da obra à comunidade parobeense seis meses antes do cronograma previsto, conforme salientou o prefeito Jagucheski.