• 20 de setembro de 2024 01:07

“Capacitar para Incluir” qualificará cerca de 600 pessoas em Taquara

ByEduardo Vetter

jul 6, 2018

Projeto do Bolsa Família é uma parceria do SENAC e da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação

Teve início na quinta-feira (5) o projeto “Capacitar para Incluir”, uma parceria do SENAC/Taquara e da Prefeitura Municipal de Taquara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação. O projeto visa proporcionar às pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família qualificações para a integração ao mercado de trabalho. A ideia é que toda a família participe, sendo destinados cursos para crianças e adultos, a partir dos oito anos de idade. Serão proporcionados 10 workshops motivacionais e oito cursos de capacitação, simultaneamente, até dezembro deste ano, prevendo a participação de cerca de 600 pessoas, com entrega de certificados a todos. O próximo encontro será no dia 20 de julho, com o workshop “Como elaborar meu currículo?”.

Segundo a coordenadora do Cadastro Único de Taquara, Clarice Quadros, o investimento de R$ 28 mil reais, que suprirá o convênio entre Prefeitura e SENAC, advém do Índice de Gestão Descentralizada Municipal – IGDM Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social. “Este recurso é justamente para aplicarmos na qualificação, capacitação das famílias para o mercado de trabalho. Por isso escolhemos o SENAC que é uma entidade profissional que vai ao encontro do que estimamos”, revela, lembrando que tem famílias inteiras participando. “Estamos surpresos com a demanda, temos um caso em que a mãe se inscreveu para o curso de doméstica, a filha para recepcionista e o filho para o curso de informática”,comemora Clarice.

O primeiro encontro, promovido no dia 5 de julho, com o workshop “Como alcançar seus objetivos?”, foi ministrado pela psicóloga, professora do SENAC, Angela Cândido. “Os workshops serão motivacionais com o intuito de incentivar as pessoas a participarem dos cursos de qualificação, bem como auxiliar na escolha do curso, oferecendo dicas para manterem o foco, irem atrás dos seus sonhos, do objetivo de vida”, destaca Angela.

Keila Copes Rodrigues, diretora do SENAC/Taquara, observa que todos os cursos foram selecionados exclusivamente ao projeto. “Os workshops e os cursos foram pensados com muito carinho, com muito planejamento, com professores conceituados, para que todos possam vir a ter um destaque no mercado de trabalho, serem profissionais ainda mais qualificados”, menciona Keila.

Satisfeito com a representatividade e aceitação da comunidade, o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Anildo Araújo, agradeceu a participação, destacando o ensejo do prefeito, Tito Livio Jaeger Filho, e do vice-prefeito, Hélio Cardoso Neto, para que o projeto fosse desenvolvido.

“Este é o primeiro de uma série de cursos planejados a pedido do Executivo Municipal, ainda no ano passado. Em parceria com o SENAC fizemos um planejamento em cima da busca de cursos sugeridos pela comunidade para que realmente houvesse participação. Nosso propósito é que aproveitem, que traga uma qualificação a mais do que já sabem fazer. Que ajude a ingressarem no mercado de trabalho, quem sabe até desenvolverem uma microempresa. Ter uma qualificação será um passo a mais na vida de todos”, afirma o secretário.

Worshops e cursos destinados à comunidade

O projeto “Capacitar para Incluir” disponibilizará 10 workshops e oito cursos de qualificação, estes, com carga horária entre 20 e 30 horas. Os workshops são: Como alcançar seus objetivos, Como elaborar meu currículo, Marketing pessoal, Mídias Digitais, Pais e escola juntos na tarefa de educar, Liberdade – Conceitos e Restrições, O sucesso é uma jornada contínua, Preparando-se para o primeiro emprego, Educação financeira Criativa e Comunique-se com sucesso. Os cursos de qualificação são: Excelência no Atendimento para Garçom, Atendente e Recepcionista, Informática fundamental (08 aos 10 anos), Informática fundamental para o Trabalho (14 aos 24 anos), Preparando-se para o Primeiro Emprego (14 aos 18 anos), Técnicas Básicas de Manicure, Técnicas Básicas para Cozinha e Empregada Doméstica.

Projeto Capacitar para Incluir (1) Projeto Capacitar para Incluir (2) Projeto Capacitar para Incluir (3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *