O município de Taquara, que possui um quartel do Corpo de Bombeiros Militares bem atuante na região, promovendo ações preventivas em empresas e escolas e cursos de capacitação para os seus servidores, recebeu na última quarta-feira (04) dezenas de bombeiros vindos de várias cidades do Rio Grande do Sul para participarem do 1º Seminário de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Emergência.
Desenvolvidos com o objetivo de garantir um atendimento de urgência capaz de se mover até o local onde há possíveis vítimas, os serviços de APH permitem que o primeiro atendimento seja feito no local da ocorrência, além de fornecer o adequado sistema de transporte até o hospital mais próximo.
Essa abordagem multidisciplinar, que na maioria dos casos é capaz de frear danos que poderiam levar o paciente a morte, pode envolver diversos serviços de referência, como hospitais, bombeiros, defesa civil, transporte aéreo, equipes terrestres de salvamento, entre outros.
Organizado pelo Corpo de Bombeiros de Taquara, que assim como as corporações de Parobé e Sapiranga está sob o comando do Capitão Deoclides Silva da Rosa, o 1º Seminário de APH e Emergência foi realizado no centro de eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e reuniu cerca de 150 bombeiros integrantes dos batalhões pertencentes ao 2º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM), e também dos batalhões das regionais de Canoas, Santana do Livramento, Caxias do Sul, Ijuí, Rio Grande/Pelotas, Passo Fundo e Santa Maria/Santa Cruz do Sul.
Durante a abertura do evento, momento que contou com a presença do Comandante do 2º BBM, Tenente Coronel Marcos Vinícius Falcão Sperinde, o prefeito de Taquara, Tito Livio Jaeger Filho, destacou a importância da qualificação contínua realizada pelos bombeiros de Taquara e a satisfação pelo município ter sido escolhido para sediar essa capacitação tão importante para todo o Rio Grande do Sul.
“A qualificação dos senhores valoriza cada vez mais o trabalho que é desenvolvido pelos bombeiros e quem mais ganha com isso é a sociedade gaúcha. E nós, aqui em Taquara, nos sentimos lisonjeados por nosso município ter sido o escolhido para receber esse seminário de abrangência estadual. Vocês, bombeiros, sabem como ninguém que o segredo para sermos os melhores em nossas áreas de atuação é aprender e se preparar continuamente”, falou o prefeito de Taquara.
A programação do seminário iniciou com a palestra da coordenadora do curso de enfermagem da Faccat, a enfermeira Claudia Capellari, que abordou o tema “Desafios e Tendências do APH no Brasil”, seguindo com as explanações daenfermeira e coordenadora da Rede de Emergência e Desastre das Américas – OPAS/OMS Brasil, Aline Silva Prado,falando sobre “Parada Cardiorrespiratória e o Suporte Básico de Vida no Ambiente Pré-Hospitalar”; e da psicóloga Carolina Santa Maria, com a temática “Triagem de Múltiplas vítimas”.
O ciclo de palestras, realizado na parte da manhã e da tarde, teve ainda a colaboração do Major Isandré Antunes de Souza, que apresentou o “Dimensionamento da cena de emergência”; sendo concluído pelo Capitão Deoclides, que seguiu o tema “O serviço de APH prestado pelo CBMRS: uma reflexão crítica à falta de doutrina e diretriz institucional”.
Também participaram da solenidade de abertura do 1º Seminário de APH e Emergência, em Taquara, o Tenente Coronel Franco Andrei Maciel de Brito; o vereador e presidente do Legislativo de Taquara, Guido Mário Prass Filho e o vice-diretor administrativo e financeiro da Faccat, Sérgio Antônio Nicolay.