Além dos produtores rurais, o evento é direcionado a comerciantes e comunidade em geral.
Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo no meio rural e ampliar as possibilidades de renda das famílias do campo, Taquara dará início ao Programa Turismo Rural, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Mineração, juntamente com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, em parceria com o Sindicato Rural do Vale do Paranhana, conveniado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).
A abertura oficial do programa ocorre no dia 16 de junho, às 17h, na Câmara Municipal de Vereadores, com uma palestra de sensibilização ministrada pela turismóloga Vânia Reis dos Santos, instrutora credenciada ao Senar. O evento é aberto à comunidade e contará com a presença de produtores e trabalhadores rurais, representantes do comércio, indústria, setor hoteleiro, supermercados, postos de combustíveis, entre outros segmentos interessados em fortalecer o turismo local.
“O Programa Turismo Rural representa uma grande oportunidade de valorizarmos o nosso interior, gerando renda, fortalecendo a agricultura familiar e revelando aos visitantes as belezas e riquezas culturais de Taquara. Estamos felizes em apoiar esta iniciativa que une capacitação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável para o nosso município”, menciona a prefeita Sirlei Silveira.
Programa Turismo Rural
O Programa Turismo Rural visa identificar e implantar negócios turísticos em propriedades rurais, respeitando o meio ambiente e valorizando as habilidades e vocações das famílias do campo. A ideia é transformar áreas produtivas em atrativos de lazer, gastronomia e vivências culturais para visitantes, promovendo a diversificação e o aumento da renda no meio rural.
A capacitação conta com 220 horas de qualificação profissional, distribuídas em onze módulos, com previsão de conclusão em março de 2026, avançando em média um módulo por mês. Até o momento, quinze propriedades rurais já estão inscritas para participar da formação.
Etapas do Programa
O Programa é estruturado em cinco etapas, começando pela Articulação e Sensibilização (Etapa I), com duração de 4 horas. Esta primeira fase busca apresentar o programa à comunidade em geral, convidando todos os munícipes a conhecer e colaborar com a iniciativa — desde produtores rurais até comerciantes e representantes de instituições públicas e privadas.
Na sequência, o curso aborda a Identificação e Seleção de Oportunidades e Negócios (Etapa II), além de temas como planejamento de pousadas e restaurantes rurais, acolhida no meio rural, roteiros ecológicos, pontos de venda de produtos típicos, culinária rural, entre outros aspectos que envolvem a experiência turística no campo.
Integração e desenvolvimento local
O Programa Turismo Rural tem como um de seus diferenciais o envolvimento coletivo. A proposta é que Taquara passe a ser reconhecida não só por suas belezas naturais e riqueza agrícola, mas também como um destino turístico que valoriza o modo de vida rural, oferecendo experiências autênticas e sustentáveis.
“O turismo rural não é feito apenas pelos produtores. Ele se fortalece quando toda a comunidade participa, indicando caminhos, oferecendo produtos e serviços, acolhendo o visitante. Por isso, a palestra do dia 16 de junho é essencial para mobilizarmos todos os setores”, afirma a coordenadora de cursos do Sindicato Rural do VP, Ana Paula de Moraes.
Saiba mais.