• 13 de maio de 2025 23:32

Agenda internacional da Feevale chega ao fim nesta semana

ByGabriela Andrighi

maio 13, 2025

Reitor, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e diretora de Relações Internacionais e Institucionais trataram de parcerias em quatro países

“As sociedades que não priorizarem a educação terão grandes problemas”. A afirmação é do reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, que está finalizando, nesta semana, uma agenda internacional, juntamente com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki, e a diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari. Em pouco mais de uma semana, o grupo visitou, em quatro países da Europa – Portugal, Finlândia, Estônia e Itália –, diversas instituições parceiras da Feevale.

Segundo o reitor, foi possível ratificar, durante a viagem, que existem muitos problemas devido à não priorização da educação. “As empresas têm dificuldades para contratar funcionários com as qualificações necessárias, o que impede o desenvolvimento de qualquer região”, afirma. “Além disso, o avanço da tecnologia obriga que as cidades e organizações encontrem alternativas para operações mais modernas e tecnológicas, e sempre esbarram na falta de pessoas com maior educação e capacidade de se adaptar aos novos tempos”, destaca.

Em Portugal, o grupo se reuniu com representantes do Instituto Politécnico de Leiria, onde foi assinado um acordo para programa de reconhecimento de formação entre os cursos de Enfermagem das duas instituições, e do Instituto Politécnico de Coimbra, onde trataram sobre o Erasmuscentro. O consórcio busca incentivar ações de internacionalização entre as instituições, buscando a mobilidade acadêmica e docente, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos. “É importante perceber o quanto Portugal tem se desenvolvido a partir de uma educação de qualidade”, diz José Paulo.

Na Finlândia, a comitiva da Feevale iniciou, com a Häme University of Applied Sciences (Hamk), localizada em Helsinque, as tratativas para comemorar, em 2025, os 20 anos de parceria entre as instituições. Eles também se reuniram com representantes do ecossistema de pesquisa SmartBio e do Design Factory, onde os acadêmicos são imersos em uma cultura de resolução de problemas a partir do design, tendo como processo a problematização, definição, idealização, prototipação e teste de novas ideias. “A Finlândia é um modelo para o mundo a partir da sua pedagogia educacional”, ressalta o reitor, lembrando que a Feevale realiza o Mentored Teacher Education – Brazil/Finland, programa que qualifica professores, de forma inovadora e colaborativa, por meio de metodologias finlandesas.

Em Tallinn, na Estônia, o grupo da Feevale visitou o Estônia Hub, onde se encontrou com os gestores do espaço. “Estônia é uma referência global em inovação”, reforça José Paulo. Já na Bolonha, no norte da Itália, o reitor, o pró-reitor e a diretora estiveram na University of Bologna, instituição com a qual a Feevale mantém uma forte parceria na área de Jogos Digitais. Por último, os três foram até Milão, também no norte da Itália, onde falaram com representantes da Nuova Accademia di Belle Arti (Naba), maior academia privada de arte daquele país. “Na Itália, estamos envolvidos em uma série de projetos, inclusive com a Universidade de Bolonha, instituição mais antiga do Ocidente, que foi muito importante para o avanço científico mundial”, finaliza o reitor.

Saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *