Evento foi aberto à comunidade e aconteceu nesta terça-feira, 29
A Universidade Feevale realizou, nesta terça-feira, 29, o Papo com IA, um debate sobre como a inteligência artificial está transformando a sociedade. Promovida pelo Grupo de Trabalho sobre Inteligência Artificial da Instituição, a atividade aconteceu na Rua Coberta do Câmpus II, em Novo Hamburgo.
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, ressaltou que a Inteligência Artificial já faz parte do nosso cotidiano. “A IA está presente em diversas áreas, como o direito, a medicina e o jornalismo. Na educação, não é diferente — mas precisamos ter cuidados importantes sobre como utilizá-la e como orientar nossos estudantes, para que aprendam a usar essa tecnologia de forma ética e responsável”, salientou.
O bate-papo foi conduzido pelos professores Claudio Felipe Kolling da Rocha, do curso de Enfermagem, e Gustavo Bulow, do curso de Jogos Digitais. Durante a atividade, Rocha destacou que o uso da IA pode ser comparado ao cuidado com crianças. “Assim como elas precisam de orientação, limites e supervisão para se desenvolverem, a IA também exige um acompanhamento atento”, afirmou.
Bulow explicou que a tecnologia impacta os processos criativos, mas não altera a essência humana do fazer artístico, por exemplo. “A IA está se tornando uma super ferramenta — potencializando a forma como criamos e aumentando nossa eficiência. É fundamental acompanharmos o uso que os alunos fazem dessas tecnologias, sem promover censura, mas incentivando um uso consciente e crítico”, destacou.
Saiba mais
O Grupo de Trabalho sobre Inteligência Artificial (GTIA) é um grupo multidisciplinar com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do ser humano e a transformação da comunidade acadêmica. Alinhado aos pilares estratégicos Universidade Feevale, busca, através da adoção ética, sustentável e inovadora da Inteligência Artificial na educação e na pesquisa, a construção coletiva de uma comunidade melhor e a excelência de modo contínuo na Instituição.
Saiba mais.