• 1 de maio de 2025 20:15

Feevale recebe certificação de uso de energia renovável

ByGabriela Andrighi

abr 30, 2025

Universidade reduziu as emissões dos gases do efeito estufa em mais de 300 toneladas de dióxido de carbono

A Mercatto Energia, empresa que comercializa e faz a gestão de energia, conferiu à Universidade Feevale a Certificação de Uso de Energia Renovável. Essa distinção materializa o papel protagonista da Instituição na redução da emissão de gases do efeito estufa, contribuindo para a transformação da matriz energética do país e do mundo.

Em 2024, a Feevale reduziu as emissões dos gases do efeito estufa em 338,020 tCO2 (toneladas de dióxido de carbono). Esse número equivale ao plantio de 2.413 árvores e à queima de 159.253,450 litros de gasolina pura. A medida é utilizada para expressar a quantidade de dióxido de carbono emitida ou absorvida, que é um dos principais gases de efeito estufa.

“Receber a Certificação de Uso de Energia Renovável é motivo de orgulho, pois reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade e com a redução das emissões de gases do efeito estufa, em total alinhamento com os princípios e valores que norteiam a Universidade Feevale. Esse reconhecimento reforça nosso papel na construção de um futuro mais responsável, ético e ambientalmente consciente”, afirma o superintendente executivo da Instituição, Roberto Sarquis Berte.

Segundo a gerente de Operações da Feevale, Andressa Terra, a Universidade participa, há mais de uma década, do mercado livre de energia, o que possibilita realizar a compra de energia diretamente de fontes geradoras renováveis. “Isso reforça o compromisso da Instituição com as questões de sustentabilidade e com as discussões globais para combater as mudanças climáticas, buscando a mitigação de seus impactos”, destaca.

Saiba mais

Para a contabilização dos resultados, a Mercatto se baseou no GHG Protocol, iniciativa para a padronização global das emissões de gases de efeito estufa. A metodologia permite que as organizações meçam, quantifiquem e relatem seus próprios níveis de emissão, fazendo que as emissões globais sejam gerenciáveis. Os protocolos também atendem ao padrão ISSO 14064 e à metodologia de quantificação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

O objetivo da disseminação da metodologia de cálculo e reporte do GHG Protocol é melhorar a capacidade técnica e institucional das empresas para gerir as emissões de gases do efeito estufa. Essa é uma das principais ferramentas para identificar e calcular as emissões desses gases e apoiar sua gestão, sendo utilizado pelas maiores empresas do mundo.

Saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *