A realização é do Sesc/Taquara em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
Na manhã desta quarta-feira (30), a Sociedade Cinco de Maio foi palco de um evento literário voltado aos estudantes do 9º ano da rede municipal. Com o objetivo de promover o encantamento pela leitura, ampliar o repertório cultural e desenvolver o pensamento crítico dos jovens, a iniciativa transformou o espaço em um verdadeiro encontro entre conhecimento, imaginação e expressão pessoal, contando com a presença do poeta e escritor, Sérgio Vaz. O evento foi realizado pelo Sesc/Taquara com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.
Sérgio Vaz, um dos nomes mais importantes da literatura periférica brasileira, emocionou o público ao compartilhar sua trajetória e sua visão de mundo transformada pela palavra. Fundador da Cooperifa – a Cooperativa Cultural da Periferia, ele é conhecido por levar a poesia para espaços inusitados, como bares, ruas e escolas, tornando a arte acessível e conectada com a realidade das periferias.
“Gosto muito de escrever sobre o cotidiano, sobre o que acontece no dia a dia do povo, as suas dificuldades, como eles veem a vida. Eu gosto de escrever pensando que a pessoa que possa ler aquilo, também irá se inspirar para viver aquilo”, destacou o escritor.
Integração, inspiração e conhecimento
A manhã teve início com a apresentação musical dos alunos do Cimol, em seguida, a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Carla do Amaral, destacou o compromisso da secretaria em proporcionar experiências significativas de aprendizagem. “Cerca de 417 alunos estão concluindo o Ensino Fundamental este ano. É importante que tenham acesso a diferentes formas de conhecimento, e a literatura é uma delas”, mencionou Carla.
A professora de matemática Cristiane Wilhelms também trouxe sua contribuição ao evento, convidando os estudantes a pensarem a matemática de forma mais criativa e humana. “A matemática é uma ciência de conexões. Ela nasce da curiosidade, da vontade de resolver problemas e pode ser vista como um desafio da vida”, afirmou.
Na sequência, a diretora pedagógica da Smece, Taís Oliveira Martins, conduziu uma reflexão instigante com o tema “Quem você quer ser hoje?”, convidando os jovens a pensarem sobre seus sonhos, identidades e escolhas.