Durante a ação, ocorrida em Padilha e Rio da Ilha, a maioria das pessoas procurou pela vacina da gripe
Realizada na manhã do último sábado (26), a vacinação itinerante em Taquara teve sua primeira edição realizada no interior do município. Durante a ação, ocorrida em Padilha e Rio da Ilha, a maioria das pessoas procurou pela vacina da gripe.
Por volta das 8h, a ambulância, levando a equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, saiu da frente da entrada do Padilhano, e seguiu pela Estrada Geral de Padilha, passando pela Lancheria do Cindo, unidade básica de saúde (UBS) de Padilha, Sociedade 14 Outubro e Espaço Berz.
Dando continuidade ao trabalho de vacinação no interior, por volta de 10h a ambulância partiu da frente da UBS de Rio da Ilha e foi passando pelo Mercado Agromix, Padaria da Rosane, Armazém Kappel e EMEF Antônio Martins Rangel
“Ao todo, 63 moradores de Padilha e Rio da Ilha procuraram a ambulância da vacinação itinerante para colocar sua carteirinha em dia e também se proteger contra o vírus Influenza, causador da gripe. E isso não seria possível para algumas delas, já que moram longe da unidade de saúde da região”, avalia a prefeita Sirlei Silveira.
Segundo Andressa Martins, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunizações de Taquara, assim como tem ocorrido na zona urbana, em Padilha e Rio da Ilha a vacina da gripe também foi a mais procurada.
“Foram aplicadas 36 doses da vacina contra a gripe, voltada especialmente aos grupos prioritários da campanha, e 27 doses de vacinas de rotina, entre elas a antitetânica, meningocócica, tetraviral e hepatite B”, explica Andressa.
Próxima edição da vacinação itinerante será neste sábado (03/05)
De acordo com a Secretaria de Saúde de Taquara, a próxima edição da vacinação itinerante será realizada neste sábado (03/05), abrangendo os bairros Empresa e Cruzeiro do Sul.
E no dia 10 de maio (sábado) será promovido o Dia D de vacinação contra a gripe. A ação, que ocorrerá na Rua Coberta, junto com as feiras de artesanato e agricultura familiar, será destinada ao público integrante dos grupos prioritários:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
– Idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas;
– Pessoas com comorbidades, incluindo doenças cardíacas crônicas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesidade grave (IMC ≥ 40), transplantados e portadores de trissomias, além dos povos indígenas;
– Profissionais de saúde;
– Professores;
– Forças de segurança e salvamento;
– Forças armadas;
– E pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Interessados em realizar a imunização deverão apresentar a carteirinha de vacinação e o documento de identidade.
Saiba mais.