• 28 de abril de 2025 21:32

Evento destaca protagonismo feminino na história de Taquara

ByGabriela Andrighi

abr 28, 2025

Personalidades femininas contaram sua trajetória de vida e emocionaram o público.

Em celebração aos 139 anos de Taquara, o evento “Personalidades Femininas na História de Taquara” emocionou o público presente na noite de quinta-feira (24). A atividade ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e integrou o projeto Memórias em Tela e Tinta, que neste ano tem como eixo central a valorização da presença feminina na história do município.

Promovido pelo Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e pelo Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann, em parceria com a Smece, o encontro iniciou com a palestra da formanda do curso de História da Faccat, Eduarda Farias da Silva. Sob o tema “Mulheres de Taquara: O feminino na história de Taquara”, a palestrante apresentou um panorama da evolução do papel da mulher na sociedade, com relatos marcantes sobre momentos históricos locais.

Roda de conversa

O ponto alto do evento foi a roda de conversa mediada pela jornalista Magda Rabie, que reuniu dez mulheres reconhecidas por sua atuação em diferentes áreas da vida taquarense. Entre as convidadas, Dona Maria José, que completou 101 anos no dia 29 de abril, encantou a plateia com suas lembranças de outras épocas.

Participaram também Sirlei Silveira, professora e prefeita de Taquara; Ximena Cardozo Ferreira, promotora de Justiça; Ara Batista da Silva, doméstica e presidente da Escola de Samba Sol Nascente; Aline de Oliveira, professora; Albanita Isaura Pereira (Dona Mädchen), doceira e empresária; Marilena Streit, voluntária; e Mara dos Santos (Mara Pistola), voluntária e porta-estandarte da Escola de Samba Jardim do Prado.

Cada uma compartilhou histórias de vida, abordando temas como a luta feminina em décadas passadas, desafios profissionais, engajamento no voluntariado, ações sociais, preservação cultural e a importância do patrimônio histórico local.

Durante a conversa, a prefeita Sirlei Silveira falou sobre a responsabilidade de ser a primeira mulher eleita e reeleita prefeita de Taquara. “Ser a primeira mulher a ocupar este cargo é um marco não apenas para mim, mas para todas as mulheres de Taquara. Representa a força e a capacidade feminina de liderar e transformar nossa comunidade de uma forma e com o carinho que somente as mulheres sabem passar”, destacou.

O evento buscou fortalecer a relação da comunidade com sua memória, promover reflexões sobre o papel das mulheres em uma sociedade que ainda tenta invisibilizá-las e evidenciar como as trajetórias femininas moldam a história e o desenvolvimento de Taquara.

Saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *