Representando o Hospital São Francisco de Assis, as profissionais Karine Fabiana Hanauer (enfermeira), Marciane Camargo Siqueira (psicóloga) e Suelen Ribeiro Pinto de Paulo (assistente social) participaram de uma capacitação promovida pelas Organizações de Procura de Órgãos (OPO 1 e OPO 2) do Rio Grande do Sul. O curso, direcionado a profissionais que atuam na CIHDOTT — Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante — foi realizado ontem (23), na sede da AMRIGS, em Porto Alegre.
O encontro teve como foco qualificar equipes multiprofissionais, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, que fazem parte das comissões responsáveis pela identificação de possíveis doadores e pelo início dos procedimentos que envolvem a doação de órgãos e tecidos.
A atuação da CIHDOTT é uma etapa fundamental para garantir que todo o processo de doação seja conduzido com ética, sensibilidade e comprometimento. O trabalho conjunto entre diferentes especialidades dentro do ambiente hospitalar forma uma rede de cuidado e solidariedade, essencial para transformar perdas em esperança para quem aguarda por um transplante.
Saiba mais.