Com seis novos casos confirmados em abril, município registra alta de mais de 100% em 2025 e reforça ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
A Vigilância Ambiental de Taquara emitiu nesta semana um alerta à população sobre o crescimento dos casos de dengue no município. De acordo com o levantamento da equipe, em 2025 já foram registrados onze (11) casos confirmados da doença, sendo seis (06) deles somente na primeira quinzena de abril. Em comparação com os cinco casos registrados em janeiro, o aumento representa mais de 100%.
Em fevereiro e março, não houve notificações. No entanto, a retomada de novos casos neste mês acendeu o sinal de alerta para a intensificação das ações de combate ao mosquito transmissor. A Vigilância Ambiental tem realizado vistorias em domicílios, orientando moradores, eliminando focos e aplicando veneno em áreas públicas e residências cadastradas.
As ações mais recentes ocorreram nos bairros Santa Teresinha, Nossa Senhora de Fátima e Cruzeiro do Sul, com destaque para a residência que abriga o Grupo de Apoio Laços de Amor, no Centro. Entre os locais públicos atendidos estão a UBS Dr. Mariozinho e as Emefs Doutor Lauro Hamp Muller e Rosa Elsa Mertins e Emei Tia Paty.
Foram realizadas também ações de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), aplicação de CIELO, Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e o Levantamento de Índice com Tratamento (Li+T) nas áreas com casos confirmados ou risco elevado de infestação.
As próximas visitas ocorrerão nos bairros Medianeira, Santa Rosa e Sagrada Família, além da realização de novas ações de BRI em pontos estratégicos. Segundo o levantamento, o bairro Santa Teresinha concentra os casos positivos registrados em abril. Também estão em estado de atenção os bairros Santa Maria, Empresa, Jardim do Prado e Mundo Novo, identificados como zonas quentes com histórico de maior número de casos no ano anterior.
A Vigilância reforça o pedido de colaboração da comunidade para eliminar locais com água parada, principal criadouro do mosquito Aedes aegypti. A participação dos moradores é considerada essencial para conter a disseminação da dengue na cidade.
Saiba mais.