Apresentação fez parte de um projeto cultural, que reuniu ainda literatura e música
Com a proposta de oferecer arte e cultura aos idosos, pertencentes a uma parcela da população muitas vezes esquecida pela sociedade, a produtora cultural Fabiana Muhl levou, na última sexta-feira (22), o seu projeto cultural até o Lar Oase, em Taquara. Com o apoio da Administração Municipal, Fecomércio, Sesc, Senac e Morabeza Produtora Cultural, o projeto reuniu literatura e música, além da apresentação do espetáculo teatral “O Museu Desmiolado – Imersão Literária e Cênica no Lar”.
“É muito gratificante fazermos parte deste projeto que, além de levar um sarau e uma peça teatral aos nossos idosos, garantindo o seu acesso à cultura, também proporcionou um momento de integração entre os moradores do Lar, seus familiares e outras pessoas da comunidade”, comemora a prefeita Sirlei Silveira.
Escolha do local e programação do evento
Conforme Fabiana, que atua no desenvolvimento e execução de projetos culturais que promovem o acesso à arte e a valorização da memória e do patrimônio cultural, a ideia de criar um projeto voltado aos idosos vem de sua própria experiência pessoal.
“Penso que é importante promovermos atrações para o público de idosos, e também levarmos os taquarenses mais jovens ao encontro desta parcela da população. Como minha mãe é moradora aqui do Lar Oase, e eu conheço bem toda a estrutura que eles têm, decidi chamar a Trupe Onde a Palavra se Diverte e realizar o projeto aqui”, conta Fabiana.
Durante a manhã foi realizado um sarau, com apresentação de música, leitura de poemas e muita interação com o público presente. Na parte da tarde ocorreu a apresentação da peça, que abordou temas lúdicos e envolventes, inspirados no premiado livro homônimo.
O espetáculo teatral, que teve a direção de Márcia do Canto, atuação e poesia de Alexandre Brito, e a atuação premiada de Maura Souza – vencedora do Prêmio Tibicuera de Melhor Atriz 2024, foi realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Aldir Blanc.
Saiba mais.