• 26 de fevereiro de 2025 14:59

Secretaria de Educação de Taquara lança projeto que visa a troca de experiências e boas práticas entre as escolas

ByGabriela Andrighi

fev 26, 2025

Inicialmente, o “Escolas Parceiras” será realizado em 25 escolas de Ensino Fundamental e outros dois espaços com contraturno escolar

Criado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Taquara, com o objetivo de fortalecer a colaboração e o aprendizado coletivo das escolas da rede municipal de Ensino, foi lançado, na manhã de segunda-feira (24), no Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), o projeto “Escolas Parceiras”, que visa promover a troca de experiências e boas práticas entre as escolas com indicadores mais elevados.

Com 34 anos de experiência como professora, e também como diretora de escola pública, a prefeita Sirlei Silveira reforça a importância de projetos como esse, que buscam incentivar a integração entre as equipes diretivas das escolas do Município, e também o compartilhamento de propostas que resultam em melhorias dos índices de aprendizagem dos estudantes.

“Esse projeto irá possibilitar a troca de experiências entre as escolas com índices de aprendizagem elevados e aquelas que precisam avançar em seus indicadores. Resultando assim num padrão geral de ensino cada vez melhor em todas as escolas da rede municipal de ensino”, analisa a prefeita de Taquara.

Escolas da cidade e interior

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Amaral, explica que, inicialmente, o projeto Escolas Parceiras será realizado em 25 escolas de Ensino Fundamental, localizadas na região urbana e no interior, e também nos dois programas de contraturno escolar, o Integra e o AABB Comunidade.

“Essas escolas foram escolhidas para participar do projeto a partir de uma avaliação que fizemos da sua caminhada, aquelas que apresentam indicadores mais elevados, e outras que precisam elevar seus índices de aprendizagem. Então, para que uma possa impulsionar a outra, utilizamos critérios como ter a mesma etapa de ensino, ou número de alunos semelhantes”, esclarece Carla.

Durante o Escolas Parceiras, os educandários participantes do projeto terão que cumprir nove etapas, até novembro, completando tarefas que vão desde a elaboração de reuniões, de plano de ação coletivo, de análise da realidade, de participação em reuniões pedagógicas coletivas, que os professores podem estar junto, entre outras.

Gratificação ao cumprir etapas

As escolas que conseguirem cumprir todas as etapas serão beneficiadas com recursos da Lei de Gestão Financeira (LGF), valor ainda a ser definido, para utilizarem na aquisição de materiais pedagógicos ou outro setor que ela esteja precisando, sempre com o aval da Administração Municipal.

Mais informações sobre o projeto Escolas Parceiras podem ser obtidas com a Smece de Taquara, pelos telefones (51) 3541-9205, 3541-3035 e 3541-4665, ou diretamente na rua Júlio de Castilhos, número 1486, no bairro Morro do Leôncio.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *