• 21 de fevereiro de 2025 07:06

”Tradição, empregos e, agora, selo de qualidade”: assunto foi tema de reunião no Sindicato da Indústria Calçadista com o deputado Joel

ByGabriela Andrighi

fev 14, 2025

A qualidade dos produtos calçadistas produzidos no Rio Grande do Sul tem reconhecimento nacional e internacional. Basta dizer que milhões de pares são exportados anualmente para os Estados Unidos, Argentina e França, entre tantos outros.

Pensando nisso, o Sindicato da Indústria de Calçados do Rio Grande do Sul (SICERGS) lançou o selo “Desenvolvido no Rio Grande do Sul”, que poderá ser usado pelos calçadistas que tenham parte de sua produção ou desenvolvimento do produto no Estado.

A iniciativa conta com o apoio do deputado estadual Joel Wilhelm (PP), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista, na Assembleia Legislativa. Nesta quinta-feira (13/2), o parlamentar participou de reunião com a diretoria do Sindicado, na sede da ABICALÇADOS, em Novo Hamburgo: “Temos que valorizar o que é nosso. A indústria calçadista gaúcha é resiliente, criativa e referência em termos de qualidade. Geramos mais de 100 mil empregos diretos. Só em janeiro deste ano o Rio Grande do Sul exportou 2,6 milhões de pares. Ninguém no Brasil exporta mais e com tanta qualidade”, reforça o deputado Joel.

O selo tem formato inspirado no mapa do Estado, as cores da bandeira e itens que lembram os calçados. Outra iniciativa é o Projeto de Internacionalização de empresas do setor através do Programa de Apoio a Projetos Sindicais, da Federação das Indústrias do Estado (FIERGS).

O objetivo é viabilizar a participação de 10 pequenas ou médias empresas na feira IFSL+EICI, em Bogotá, na Colômbia. O evento é considerado um dos mais importantes da América Latina. O Sicergs representa hoje 850 empresas calçadistas gaúchas. O presidente, Renato Klein; o consultor executivo, Lauri Cunha, e a diretora administrativa do Sicergs, Fabiane Seewald Südekun, participaram da reunião.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *