Secretária de Educação de Taquara, Carla Amaral, está em Brasília para receber a distinção
A educação municipal de Taquara foi reconhecida com Selo Ouro no programa Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O evento contou com a presença da secretária de Educação, Cultura e Esporte de Taquara, Carla Amaral, representando o Município.
O Selo Nacional é uma iniciativa que reconhece os esforços de municípios, estados e Distrito Federal no avanço da alfabetização. A distinção foi concedida à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Taquara, que obteve o nível máximo de avaliação logo na primeira edição do programa.
A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, destacou a importância do reconhecimento. “É com grande alegria que recebemos o Selo Ouro no programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Esta conquista reflete o trabalho dedicado de nossos educadores e a parceria entre os entes federativos. A formação continuada dos professores e a participação em diversos programas foram essenciais para este sucesso”, afirmou.
A secretária Carla Amaral explicou que, para alcançar o selo, a cidade investiu na qualificação dos profissionais da educação e na implementação de projetos voltados para a alfabetização das crianças. “A adesão ao programa Alfabetiza Tchê e ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada fortaleceu as ações com os professores através de formação continuada. Também implantamos o Integra, um projeto de educação em tempo integral para alunos com dificuldades de alfabetização”, explicou.
O processo que levou à conquista envolveu a participação da rede municipal de ensino em seminários e formações continuadas. Além disso, os professores e gestores participaram de trocas de experiências entre as escolas da rede. Entre os critérios de avaliação que permitiram a obtenção do Selo de Ouro, destacam-se:
* Colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal);
* Institucionalização e implementação da política de alfabetização;
* Implementação das ações de formação de professores e gestores;
* Distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização.