O Município terá formação em abril para profissionais da Saúde e da Educação.
Na quarta-feira (15), o gabinete da prefeita Sirlei Silveira recebeu o Dr. Diógenes Zãn que apresentou a Iniciativa Angels, projeto que busca melhorar o atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e conscientizar a população sobre a doença.
Em abril, Taquara fará uma grande formação direcionada a profissionais das áreas da saúde e educação a fim de se tornar uma Cidade Angels – título conferido a municípios que implementam ações de proteção e prevenção contra o AVC.
“Investir em prevenção e conhecimento é o caminho para proteger nossa comunidade. Com a Iniciativa Angels, daremos mais um passo importante para salvar vidas e promover a saúde em Taquara”, destacou a prefeita. “O que importa é termos essa ação. A prevenção é fundamental”, reiterou.
A reunião contou com representantes das secretarias de Saúde e Educação, além do vice-prefeito Delmar Backes e do Dr. Leandro Dias Cezar, e, destacou a relevância de capacitar profissionais e envolver crianças no aprendizado sobre os sintomas do AVC, por meio do programa. O médico Dr. Diógenes Zãn destacou ainda os principais sintomas e a importância de agir rapidamente em casos suspeitos.
Capacitação e treinamento
Como parte das ações, está agendado para o dia 10 de abril, na Faccat, um treinamento direcionado a professores das redes municipal e particular de ensino e profissionais da Saúde. Com essa formação, os professores passam a ser disseminadores das informações, passando o ensino às crianças por meio do projeto “Fast Heróis”.
O projeto é destinado a crianças de 5 a 9 anos e tem como objetivo fazer com que aprendam a identificar os sintomas do AVC e possam ajudar a salvar a vida de seus avós e outros familiares. Segundo Zãn, as crianças são os grandes protagonistas da iniciativa por estarem mais presentes na vida dos avós.
Parceria em saúde pública
Taquara integra a Região 6 de Saúde do RS, que tem como referência no atendimento ao AVC o Hospital São Francisco de Assis, em Parobé. Com essa parceria, o município busca ampliar o alcance de informações e melhorar os índices de resposta em casos de AVC, promovendo maior segurança para a população.
A Iniciativa Angels reforça a importância de ações integradas entre saúde, educação e comunidade para salvar vidas e prevenir sequelas causadas pelo AVC.
Saiba Mais.