Mapeamento traz pontos turísticos de Fazenda Fialho, interior de Taquara
As alunas Daniela Schellin Silva e Laura de Oliveira Sarmento, da Escola Técnica Monteiro Lobato (Cimol), criaram o projeto “Roteiro Verde” com o objetivo de divulgar os pontos turísticos de Fazenda Fialho, interior de Taquara. Elas apresentaram o projeto à prefeita Sirlei Silveira que apoiou e parabenizou a iniciativa.
“O “Roteiro Verde” é um exemplo de como projetos escolares podem contribuir para o desenvolvimento cultural e turístico, conectando a comunidade com as riquezas locais e promovendo a preservação do patrimônio natural”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.
O projeto surgiu após a orientação do professor Paulo Mossmann, que sugeriu um mapeamento turístico da região onde as alunas residem, destacando locais pouco conhecidos pela população. Como parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a ideia central foi criar um perfil no Instagram para compartilhar vídeos interativos e fotos dos locais visitados, sempre com autorização dos proprietários.
Divulgação e apoio
Durante a execução do projeto, as alunas participaram da Feira da Agricultura Familiar e Artesanato, realizada na Rua Coberta, onde apresentaram um folder informativo com um QR Code direcionando ao Instagram do “Roteiro Verde”.
O material destaca oito pontos turísticos: Buraco da Lua, Colina do Sol, Morangos Bier, Alambique Fischborn, Portal das Cuias, Do Sítio Cabana, Paradouro Maktub, Restaurante da Silvana e inclui textos explicativos e um mapa ilustrativo criado com a ajuda de colegas do curso de informática.
Na feira, as estudantes tiveram uma troca positiva com o público, recebendo sugestões e percebendo o interesse da comunidade pelo projeto.
Tiveram o apoio da Câmara Municipal de Vereadores e da Prefeitura de Taquara para a impressão de mil folders. Metade do material foi entregue à prefeitura para distribuição e o restante ficou com as alunas para entrega nos locais mapeados.
Saiba Mais.