Um verdadeiro “pente fino” nas receitas dos hospitais e quantos atendimentos são realizados com os recursos recebidos. Esse é o objetivo da Comissão Especial pela Equidade dos Serviços Hospitalares, que também busca soluções para a tabela defasada do SUS.
Na primeira reunião de trabalho, presidida pelo deputado Cláudio Tatsch (PL), os deputados sugeriram convidar a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann e a presidente da Federação das Santas Casas do RS para debater o sistema de remuneração por produção.
Nesse sistema, os hospitais que mais produzem têm um déficit maior devido aos baixos preços dos procedimentos realizados pelo SUS. E aqueles que recebem um valor fixo acabam fechando leitos e reduzindo o atendimento para ter sustentabilidade econômica e equilibrar as contas.
O relator da comissão, Dr Thiago (União Brasil), também sugeriu visitar os Estados de São Paulo e Espírito Santo, que possuem tabela alternativa e apresentam bons resultados.
“Essa comissão tem um papel fundamental para a população gaúcha, que é apresentar uma alternativa. O SUS não é financiado adequadamente e precisamos buscar uma solução. Uma das possibilidades é uma tabela alternativa no RS, dando condições aos hospitais sobreviverem adequadamente. Não precisar ficar dependendo de emenda parlamentar e recursos extras. Importante trazer ao parlamento essa discussão”, destacou Dr Thiago.
Saiba Mais.