Estratégias
Na primeira fase, foi elaborado o diagnóstico técnico-participativo, com a entrega do Relatório Parcial, e realizada a primeira consulta pública, que ocorreu em 4 de julho de 2024. A segunda etapa envolveu a elaboração do prognóstico do plano, programas, projetos e ações, além de indicadores de desempenho.
O trabalho resultou na segunda entrega do Relatório Parcial e culminou na segunda audiência pública, realizada em 31 de outubro de 2024. Após a análise das sugestões apontadas nas audiências públicas, o plano foi ajustado.
Resultado
“Agora, temos em mãos um instrumento que nos permitirá melhor gerenciar os resíduos produzidos em nosso município. Parabéns ao trabalho das secretarias de Meio Ambiente e Educação pelo envolvimento neste plano, que estava desatualizado desde 2013. Obrigada também ao trabalho dos professores engenheiro civil Juliano Rodrigues Gimenez e engenheiro ambiental Tiago Panizzon, que estiveram no gabinete entregando o documento e aos professores do coletivo educador, aos agentes comunitários de saúde e a todos que contribuíram na realização dos trabalhos de revisão do PMGIRS”, disse.
O resultado final foi entregue em três cadernos: o Diagnóstico do PMGIRS, o Prognóstico do PMGIRS e o Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil (PMGRCC). A revisão do plano é uma etapa fundamental para o aprimoramento da gestão de resíduos no município, buscando soluções adequadas para o manejo e destino dos resíduos sólidos.