Mais de 5 mil pessoas participaram das atrações da festa.
A 1ª Festa Literária Internacional de Taquara (Flitaq), realizada de 6 a 9 de novembro, foi um sucesso e conquistou a comunidade e visitantes, marcando Taquara como um novo ponto de referência literária no Rio Grande do Sul.
O evento, prestigiado por mais de cinco mil pessoas, promovido pelo Sesc Taquara em parceria com a Prefeitura Municipal, encantou o público com uma curadoria precisa e diversificada, que atendeu todas as faixas etárias e interesses.
“A Flitaq representa um marco cultural para Taquara, unindo nossa comunidade em torno da literatura e projetando nossa cidade para além das fronteiras regionais. É uma alegria ver a nossa cidade se consolidando como um ponto de encontro para leitores, escritores e todos que valorizam a cultura”, afirmou a prefeita Sirlei Silveira.
Fabiane Luiz Oliveira, Diretora do Sesc Taquara, destacou a inovação trazida pela Flitaq, diferenciando-a das feiras anteriores pelo foco na experiência literária mais ampla e na qualidade das atrações.
“A Festa proporciona o intercâmbio cultural entre escritores internacionais e nacionais com a comunidade de Taquara. Esse movimento incentiva o cenário cultural local, e também movimenta a economia da cidade”, relata Fabiane.
Silvero Pereira emociona o público
Um dos pontos altos da festa foi o show de encerramento, uma homenagem a Belchior, protagonizada por Silvero Pereira. Conhecido por sua atuação no cinema e na televisão, Silvero emocionou uma plateia de quase mil pessoas na Faccat com uma performance única, que não se limitou a interpretar as músicas do cantor, mas trouxe uma vivência completa do legado de Belchior.
“Ele foi surpreendente e sublime; quem esteve lá saiu encantado”, acrescentou Fabiane, ao mencionar o impacto do espetáculo e a expectativa que ele gerou para futuras edições.
Expectativas já são lançadas para o próximo ano
A Flitaq atraiu visitantes de várias cidades, incluindo Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo, que vieram prestigiar as atrações e movimentaram o comércio local.
A festa proporcionou um espaço para autores consagrados e emergentes, contemplando desde literatura policial a ficção histórica, e valorizando tanto escritores locais quanto nomes de alcance nacional.
Para o próximo ano, a organização planeja dobrar a estrutura e fortalecer a participação da economia criativa, promovendo ainda mais o envolvimento dos empresários locais.
A próxima edição está prevista para ocorrer de 5 a 8 de novembro de 2025. A expectativa é que a Flitaq continue a crescer, consolidando Taquara como um destino literário no cenário nacional.
Saiba Mais.