Prefeita Sirlei Silveira e secretários acompanharam o encontro com Beatriz Araujo
A secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo, e a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira realizaram uma visita técnica, na tarde desta segunda-feira (12), para acompanhar mais uma etapa do processo de restauração da Casa Vidal, que fica na região central do município. A vistoria ao interior da Casa contou ainda com a participação de secretários municipais e representantes da Diretoria de Cultura de Taquara.
O antigo casarão, construído no século XIX, em 1882, está sendo restaurado desde 2018. Os responsáveis pela obra de restauração, a gestora cultural da Patrimonium, Cristina Schneider; o engenheiro da Arquium, Paulo da Luz; e a arquiteta Leila Schaedler foram os guias da visitação ao casarão histórico.
Durante a visita, a prefeita Sirlei destacou a parceria entre o Governo do RS e o Município de Taquara.
“Estamos podendo contemplar o resultado das obras que estão sendo realizadas através de recurso investido pelo Governo do Estado e também conquistado através da LIC. Agradeço ao governador Eduardo Leite, pois Taquara foi olhada com muito carinho nesse governo”, disse a prefeita.
Já a secretária da Cultura do RS, enfatizou o quanto gosta de retornar a Taquara, pois, segundo ela, sempre encontra evolução e trabalhos sendo realizados.
“Esse investimento da Secretaria de Estado da Cultura, aqui nesse espaço icônico para a cidade, a Casa Vidal, vai fazer toda a diferença para a comunidade. Estou muito feliz de ter acompanhado mais uma etapa das obras e renovando mais uma vez a intenção da Secretaria de seguir trabalhando com Taquara”, frisa Beatriz Araujo.
Andamento das obras
Segundo Cristina Schneider, a obra está em fase de acabamento, pois as fachadas e as paredes internas já receberam as primeiras demãos de tinta.
As esquadrias estão praticamente 100% instaladas. Foram executadas as pavimentações externas, no entorno da casa, em pedra de arenito, característica da região. Além disso, as escadas externas estão prontas e foram instalados os guarda corpos, inclusive na sacada da Rua Tristão Monteiro.
O diretor de Cultura de Taquara, Rafael Tourinho, menciona que a Casa Vidal faz parte da história do município, e a obra tem previsão de entrega para abril de 2025.
“Com a conclusão do restauro, teremos um espaço de memória qualificado, capaz também de comportar diversas atividades culturais”, frisa.
Quando ficar pronta, a Casa Vidal será a sede do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, do Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann e de uma biblioteca.
Além disso, será um local com espaços expositivos e salas multiuso para eventos culturais, além de salas de estudo e salas técnicas para triagem, limpeza e catalogação do acervo.
Saiba Mais.