Iniciativa faz parte da programação municipal da 18ª Primavera dos Museus
O saguão do Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel, sede da Prefeitura de Taquara, está recebendo a exposição “História, memória e identidade no fomento do protagonismo dos estudantes da Emee Lucas Sauer”.
Os trabalhos, realizados nas últimas semanas, retratam a arquitetura e história do município.
Em 2024, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), juntamente com o Conselho Internacional de Museus (Icom), definiu como temática de trabalho para a Primavera dos Museus o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”.
Para a prefeita Sirlei Silveira, a arte faz parte da inclusão. “Aqui no saguão da Prefeitura, estão expostos os trabalhos realizados por alunos que retrataram, ao seu modo e a partir de suas perspectivas, o patrimônio arquitetônico de Taquara.”
Os alunos tiveram orientação da professora de Artes Daione Prass, que destacou que o interesse de pintar se espalhou entre os estudantes da escola.
“Ficamos encantados ao ver todo potencial dos alunos, usando telas e tintas para tela, explorando cada um toda a sua potencialidade, a partir do interesse próprio sobre o que desejariam pintar”, comentou.
A diretora do Centro Especializado em Aprendizagem e Pesquisa, Silvana Krupp, destacou que o processo de pintura foi um momento único para os alunos.
“Aqui está o resultado final, mas o percurso para viver isto foi experimentado por cada um, nas suas diferentes comunicações com a professora, a direção, entre eles”, pontuou.
Ao final, os participantes receberam certificado. A iniciativa contou com a parceria do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, através de seu coordenador Maicon Rodrigues, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, através do diretor de Cultura, Rafael Tourinho, e da Emee Lucas Sauer, através de sua diretora, Michele Pias.
Saiba Mais.