Maior festa comunitária do Brasil anunciou números deste ano, incluindo o consumo de chopp de mais de 235 mil litros
Após os desafios que a enchente de maio trouxe para os gaúchos, a 35ª Oktoberfest de Igrejinha ficou marcada na história como a edição da superação.
Reforçando o sucesso da festa, nesta terça-feira (29), a Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) anunciou os resultados de público e consumo deste ano.
Ao todo, foram mais de 223 mil pessoas que prestigiaram as atividades da edição, registrando um consumo de mais de 235 mil litros de chopp e mais de 68 mil litros de água e refrigerante.
O evento ocorreu de 11 a 20 de outubro deste ano e é reconhecido como a maior festa comunitária do Brasil, justamente por ser realizada por mais de três mil voluntários.
Em um ano atípico e com o parque da festa atingido pela enchente, o presidente desta edição, Egon Wallauer, relembra que a primeira preocupação da organização era de fazer a festa acontecer.
“Precisávamos realizar o evento para ter esse sentimento de superação por conta dos acontecimentos de maio, recuperando o nosso parque e a nossa alegria na festa de outubro”, relata.
O público registrado nesta edição é um novo recorde para a Oktoberfest de Igrejinha, que vem se superando a cada ano, já que em 2023 a festa recebeu cerca de 217 mil pessoas.
“Mais do que um excelente resultado de público e consumo, obtivemos a convicção de que nossa comunidade é a principal força motora de nossa festa. Aos mais de três mil voluntários fica a certeza de ter feito o seu melhor e a alegria de ver um resultado que os orgulha por participar da maior festa comunitária do Brasil”, reforça Wallauer.
Além da presença do público, os resultados de consumo da edição também foram positivos. Com a culinária típica sendo um dos atrativos da Oktober, a Amifest registrou a marca de 164 mil unidades de alimentos consumidos ao longo da festa deste ano, comercializados por 40 entidades.
Lembrando que todos os alimentos disponíveis no parque durante o evento são vendidos por entidades da região, que fazem uso de um espaço cedido gratuitamente pela Amifest. Com isso, cada instituição pode reverter inteiramente o lucro obtido para melhorias dos serviços ofertados à comunidade.
Ao todo, ao longo dos dias, a Oktober de Igrejinha trouxe 73 atrações, totalizando 124 apresentações nos seis palcos simultâneos do parque.
Assim, a diversidade musical e cultural foram pilares da festa que contribuíram para a intensa participação do público. Os shows nacionais desta edição foram comandados por: Jorge & Mateus, Hugo & Guilherme, Thiaguinho, Ana Castela, Tenente Cascavel e Papas da Língua.
Além disso, os dois Super Sábados trouxeram atrações culturais, como o desfile oficial, jogos germânicos e grupos de danças folclóricas, além do Agita Oktober e do Aquece Oktober.
Como não poderia faltar na programação, as bandinhas típicas, bandas tradicionais e de baile embalaram os visitantes ao longo de todos os dias. Já durante a semana, a Oktober trouxe a tradicional programação inclusiva da festa com: Besonderertag (Dia Especial para APAE’s e Pessoas com Deficiência), Kindertag (Oktoberfest Infantil) e Seniorentag (Oktoberfest da Terceira Idade).
Festa da Colheita: comunidade conhecerá resultado financeiro e repasses
Organizada e realizada por mais de três mil voluntários, a Oktoberfest de Igrejinha também se diferencia pelo seu caráter solidário, já que a cada edição o resultado financeiro da festa é destinado a diversas entidades e instituições do Vale do Paranhana.
Ao longo das 34 edições passadas, mais de R$ 28 milhões já foram repassados a diversas organizações, incluindo escolas, hospitais, Brigada Militar, Bombeiros, entre outras.
Encerrando oficialmente os trabalhos da 35ª edição, a Festa da Colheita acontecerá no dia 5 de dezembro, quando a Amifest apresentará à comunidade o resultado financeiro deste ano, além dos repasses para as entidades da região.
O evento será aberto ao público e acontecerá no Parque de Eventos Almiro Grings, com shows confirmados da Banda 10 e Brilha Som.
“2024 está sendo marcado por momentos um tanto antagonistas, mas com a felicidade de encerrar com memórias incríveis, deixando a marca por termos superado tudo. Em dezembro, esta edição se encerrará com mais páginas dessa linda história da nossa grande festa”, comenta Wallauer.
Números de público e consumo da 35a Oktoberfest de Igrejinha
Público total de todas as atividades da Oktoberfest: 223.370
Público do parque nos dois finais de semana: 179.066
Número de Voluntários que trabalharam na festa: mais de 3 mil
Consumo de Chopp: 235.777 litros
Consumo de Água e Refrigerante: 68.979 litros
Consumo de Alimentos: 164.046 unidades
Sobre a 35ª Oktoberfest de Igrejinha: a festa aconteceu de 11 a 20 de outubro de 2024, no Parque de Eventos Almiro Grings. O evento foi promovido pela Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) e contou com patrocínio da Eisenbahn, Coca-Cola, Governo do Estado do Estado do Rio Grande do Sul, Calçados Beira Rio, Mili, Piccadilly, Usaflex, Calçados Pegada, Ambiente Verde, Benoit, SICOOB, Sicredi, Banrisul, Bebecê, Orquídea, Madeiras Status e Tintas Killing. Além disso, a Oktober de Igrejinha teve apoio da Prefeitura Municipal de Igrejinha, Bar Fácil, CTA Internet e Unimed Encosta da Serra. Mais informações através do site oficial www.oktoberfest.org.br e das redes sociais.
Próxima edição: a 36ª edição da Oktoberfest de Igrejinha já está confirmada e acontecerá de 17 a 26 de outubro de 2025. No comando da edição estará o casal-presidente Falcon e Alana Jost e o casal vice-presidente Aline Hess e Tiago Rech.
Saiba Mais.