De 20 a 23 de novembro, profissionais do setor terão contato com temas como gestão de negócios, tributação, inovação, diagnóstico, estética automotiva, entre muitos outros
A próxima Reparasul – Feira de Autopeças e Reparação Automotiva ofertará, mais uma vez, uma intensa programação de conteúdos gratuitos para atualizar e qualificar profissionais do setor.
Marcado para os dias 20, 21, 22 e 23 de novembro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, o evento contará com a tradicional Arena do Conhecimento, que proporciona, através de palestras e seminários, conhecimento especializado aos visitantes.
Neste ano, a atividade terá operação do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIREPA/RS), que selecionou conteúdos que abrangem todos os aspectos da rotina das oficinas de reparação automotiva.
Rui Scarinci, responsável pelo marketing e comunicação do Sindirepa, afirma que Arena do Conhecimento objetiva esclarecer dúvidas dos visitantes e gerar trocas de experiências, apresentação de inovações e aplicação de treinamentos rápidos.
“As palestras foram divididas em dois grandes blocos, um de gestão de negócios e governança e outro técnico, focado na parte operacional da oficina”, explica. Ele indica que, nesta edição, algumas das temáticas exploradas serão vendas, gestão familiar, reforma tributária, diagnóstico, inovação, veículos elétricos e híbridos, combustíveis, inteligência artificial, entre muitos outros.
Scarinci ainda lembra que, como as enchentes no Rio Grande do Sul impactaram diretamente o mercado da reparação automotiva, o ocorrido serviu como motivação para a escolha de algumas palestras.
“Um dos sistemas mais impactados na enchente foram as centrais eletrônicas dos veículos, então, traremos um profissional especializado nisso, que consertou centenas dessas centrais e tem uma empresa especializada na prestação desse serviço”, informa.
Trata-se de Marino Junior, técnico reparador de centrais eletrônicas. Na palestra “Centrais eletrônicas, do diagnóstico ao reparo”, o profissional tratará sobre detalhes que facilitam o diagnóstico correto do problema, os desafios das enchentes e o reparo da placa em carros que ficaram submersos.
“Nos carros cujos donos conseguiram desligar a bateria antes da entrada da água, foi possível recuperar as placas em 90% dos casos. Já nos carros em que a bateria ficou ligada, as placas foram destruídas, devido à atividade dos elétrons em contato com o líquido”, exemplifica. “Pretendo explicar como a gente começou a solucionar isso, já que a maioria dos ferros velhos se alagaram e faltaram peças em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas, Esteio e Porto Alegre”, complementa.
Outra forte tendência do setor de autopeças é o domínio da arte de vender. As vendas desses produtos são essenciais para garantir manutenção adequada, melhorar o desempenho e impulsionar o mercado de veículos usados, por exemplo.
Para tratar desse assunto, o palestrante Carlos Fortes, especialista em vendas de peças e serviços automotivos, é mais um dos palestrantes confirmados na Arena do Conhecimento.
“Vou falar sobre os tipos de clientes que vão até as oficinas e autopeças e como captar a atenção deles, criar empatia e fazer perguntas que vendem”, antecipa. A apresentação adequada de produtos e serviços, a venda de itens adicionais e as ferramentas de fidelização de clientes também estarão entre os tópicos abordados.
Oficina Modelo apresenta realidade dos reparadores
Também tradicional na feira, a Oficina Modelo apresentará uma oficina real, simulando situações encontradas no dia a dia dos reparadores.
No local, idealizado pela Nordeste Tintas, os visitantes poderão acompanhar demonstrações de aplicação de produtos para reparo, acabamento e estética automotiva.
Segundo Rodrigo Peteffi Camargo, gerente comercial da Nordeste Tintas, a Reparasul está conquistando seu espaço em nível nacional, por isso, a busca por melhorias e inovações para a Oficina Modelo é constante.
“Entre as grandes novidades, teremos novas massas para preparação automotiva, que estão chegando ao mercado brasileiro, além de uma nova ferramenta da AkzoNobel, que oferece mais precisão na leitura da cor do veículo. Também apresentaremos lançamentos das marcas Indasa, Orange, Walcom e Dimension”, pontua.
O projeto conta o apoio de empresas parceiras, que apresentarão soluções e demonstrações em diferentes segmentos. A AkzoNobel apresentará tintas, acabamentos e complementos automotivos; a Indasa Brasil mostrará ferramentas e produtos para lixamento; a Orange Cabines destacará sistemas de sustentabilidade na pintura e ferramentas para pintura rápida, limpa e sem retrabalhos; a Walcom apostará em suas pistolas de pintura, que estão entre as melhores e mais leves do mundo; já a Dimension focará em seus produtos para proteção de pintura e cuidados automotivos, além da linha ultravioleta para reparação.
Camargo ainda indica que o espaço estará repleto de talentos do setor automotivo.
“Um dos destaques será o mestre Kazuhiko Kobayashi, uma verdadeira autoridade na área. Também teremos, pelo segundo ano consecutivo, a presença de Juliano Barbosa e Emerson Calvo, da Dimension Customs, que são referências internacionais em customização, reparação e estética automotiva. Outro ícone no setor que estará presente é Emil Szabo, dispensando apresentações quando falamos de pistolas de pintura. Além deles, não podemos deixar de mencionar Renato Pires, da Indasa Brasil, com mais de 30 anos de experiência, e Jefferson Comin, da AkzoNobel, que traz uma vasta vivência em oficinas na Europa”, revela.
Outros nomes confirmados são Rafael Diniz, da Nordeste Tintas, e Jamir Brollo, com mais de 30 anos de experiência em veículos leves e pesados, frotas e veículos marítimos.
“Será uma oportunidade incrível de aprender com esses profissionais renomados”, completa o gerente comercial.
A 6ª edição da Reparasul reunirá novidades para toda a cadeia do segmento, incluindo fabricantes, distribuidores, varejistas de autopeças, fornecedores de equipamentos e serviços para oficinas mecânicas de veículos leves, pesados e comerciais.
A feira será de quarta a sexta-feira, das 15 às 22 horas, e no sábado, das 9 às 18 horas. Apresentado pela Sicredi Pioneira, o evento tem patrocínio da Cilia Tecnologia e conta com o apoio de diversas entidades do setor: ABRAFILTROS, ARAVAT, ASERV, AutoRede, Instituto MV8, IQA, Microempa, SEBRAE, SIMECS e SINDIREPA/RS. O acesso é gratuito para profissionais e entusiastas do setor, mediante credenciamento, que abrirá em breve através do site www.reparasul.com.br.
SERVIÇO
Evento: 6ª Reparasul – Feira de Autopeças e Reparação Automotiva
Data: 20 a 23 de novembro de 2024 (quarta-feira a sábado)
Horário: de quarta a sexta-feira (20, 21 e 22) das 15 às 22 horas; e sábado (23), das 9 às 18 horas
Local: Fenac – Novo Hamburgo/RS
Credenciamento: entrada gratuita mediante credenciamento através do site www.reparasul.com.br. A feira é destinada aos profissionais do setor. É proibida a entrada de menores de 14 anos.
Realização: Fenac Experiências Conectam
Apresentação: Sicredi Pioneira
Patrocínio: Cilia Tecnologia
Apoio: ABRAFILTROS (Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais), ARAVAT (Associação dos Reparadores Automotivos do Vale do Taquari), ARERGS (Associação das Retificadoras do Estado do Rio Grande do Sul), ASERV (Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular), AutoRede Serviços Automotivos, Instituto MV8, Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), Microempa (Associação das Empresas de Pequeno Porte do RS), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SIMECS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul) e SINDIREPA/RS (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio Grande do Sul).
Mais informações: acesse www.reparasul.com.br e acompanhe nas redes sociais www.facebook.com/feirareparasul e www.instagram.com/reparasul.
Saiba Mais.