• 23 de novembro de 2024 10:44

Prefeituras do Amapá, Governo do Estado e Ministério das Comunicações compartilham inovações nos serviços públicos no Webinar das Cidades Digitais

ByRafaela Andrighi

out 29, 2024

Em sua 145ª edição, evento promovido pela Rede Digital já contou com a participação de mais de 2.500 prefeituras de todos os estados do Brasil

O investimento em tecnologia nos municípios do Estado do Amapá foi tratado, pela primeira vez, no Webinar das Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) nesta terça-feira (29) pela TVRCD, o canal oficial da RCD no YouTube.

Participaram o Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia do Governo do Amapá, Edivan Barros de Andrade; o Subsecretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Macapá, Sérvulo Pereira; o Presidente da Central de Licitações da Prefeitura de Oiapoque, João Gerson Cardoso e a Secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Laranjal do Jari, Antonina Oliveira.

O Ministério das Comunicações (MCOM), por meio do Coordenador-Geral de Estudos e Conectividade do órgão, Thyago Braun, apresentou os programas do governo federal que buscam promover a inclusão digital no país.

Clique aqui e assista na íntegra.

 

Programa Norte Conectado

A população da Amazônia Legal conta com aproximadamente 38 milhões de habitantes, sendo 244 municípios sem fibra óptica para conectividade.

Nesse sentido, o programa Norte Conectado, proposto pelo governo federal, já construiu oito infovias com 12 mil km de cabos pelo trajeto dos rios.

“O lançamento de fibra por vista terrestre exige o corte árvores. Quando lançamos pelo leito dos rios, evitamos o desmatamento e promovemos a preservação ambiental. Mais de 10 milhões de pessoas já foram impactadas pelo Norte Conectado, que hoje leva internet a centenas de escolas, hospitais e prefeituras do estado”, destacouThyago Braun, coordenador-geral de Estudos e Conectividade do Ministério das Comunicações.

 

Hub de Inovação

Neste ano, o Amapá iniciou as tratativas para transformar o antigo Macapá Hotelno primeiro Hub de Inovação do estado. A medida é uma proposta do Plano de Governo atual, que busca a destinação do espaço para desenvolvimento da economia criativa local, segundo o Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia do Governo do Amapá, Edivan Barros de Andrade.

“Teremos incubação e aceleração de startups, espaço de coworking, programas de capacitação, mentorias, iniciação empreendedora e até espaço para Laboratório de Inovação Pública. Esses são os caminhos que estamos trilhando para fortalecer a inovação no Amapá e no Amazonas”.

 

Transformação digital

Digitalizar os serviços públicos pela ótica da eficiência reduz os custos para o governo, enquanto removem do cidadão as dificuldades enfrentadas no atendimento presencial. Foi o que destacou o Subsecretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Macapá, Sérvulo Pereira.

“O primeiro passo que tomamos foi mapear todos os processos administrativos da prefeitura e então começar o processo de migração para o meio online. Hoje, temos uma plataforma para tramitação de todos os documentos internos. Nesse mês, evitamos mais de 64 mil páginas impressas. Isso significa uma economia gigantesca para os cofres públicos da cidade”.

 

Prefeitura Sem Papel

Para dar agilidade e praticidade ao contribuinte, sem necessidade de comparecer ao prédio da administração municipal, a Prefeitura de Oiapoque implementou o programa Prefeitura Sem Papel em 2022.

“O programa é em um sistema de documentos e processos administrativo totalmente digital e integrado que possibilita aos cidadãos oiapoquenses acompanharem os processos feitos ao Executivo por meio eletrônico. A mudança da cultura analógica para a cultura digital deu mais agilidade, transparência e praticidade ao contribuinte”, explicou o Presidente da Central de Licitações da Prefeitura de Oiapoque, João Gerson Cardoso.

 

Educação orientada por dados

Para tomar as melhores decisões relacionadas ao ensino e a aprendizagem, a Prefeitura de Laranjal do Jari adotou uma plataforma que utiliza dado e análises para promover melhorias na educação.

“Interpretamos insights sobre o desempenho dos alunos para ajustar currículos e as estratégias de ensino. Para uma educação de resultados, não podemos tomar decisões baseadas em achismos, mas em dados”, ressaltou a Secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Laranjal do Jari, Antonina Oliveira.

 

Webinar RCD

Desde o início da pandemia, o WebinarRCD tem mostrado, de norte a sul do país, como as administrações municipais têm avançado na implementação de governos digitais com eficiência e eficácia.

Mais de 2.500 prefeituras, nos 26 Estados do Brasil, já participaram do evento nos quatro anos da iniciativa. O acervo de soluções para cidades inteligentes está disponível na TVRCD.

Além de políticas públicas e modelos implementados nos municípios, o WebinarRCD contou as soluções disponibilizadas pelo Portal de Compras Públicas.

Autora: Evelin Moreira
Fonte: Rede Cidade Digital (RCD)

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *