• 14 de novembro de 2024 22:29

Programa Família Acolhedora Florescer de Taquara está com inscrições abertas para famílias interessadas em participar de capacitação

ByRafaela Andrighi

out 21, 2024

O programa ‘Família Acolhedora Florescer: Semeando Possibilidades’ está com inscrições abertas para a 4ª turma de capacitação.

As famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes podem realizar sua inscrição no Centro de Referência de Atendimento à Família Taquarense (antiga Secretaria de Desenvolvimento Social), que fica na rua Ernesto Alves, 2785, Centro, em Taquara.

Para participar do Família Acolhedora é necessário que os interessados cumpram cinco requisitos básicos. Os critérios são os seguintes: qualquer configuração familiar pode participar; a família precisa assinar uma declaração de desinteresse de adoção; todos os membros da família precisam estar em concordância; ter disponibilidade de tempo; e possuir renda fixa. A capacitação terá início em novembro de 2024 e mais informações podem ser solicitadas pelo número (51) 99476-6885.

Família Acolhedora

O Programa Família Acolhedora tem o intuito de dar abrigo provisório a crianças e adolescentes de ambos os sexos, moradores de Taquara, de zero a 17 anos, que tenham seus direitos ameaçados ou violados.

A colocação da criança ou do adolescente na família integrante do programa é de competência exclusiva do Juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Taquara.

O acolhido terá direito a atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social; acompanhamento psicossocial; estímulo, fortalecimento e reconstrução dos vínculos familiares rompidos; apoio, se possível, para a reestruturação familiar visando o retorno dos acolhidos e permanência com irmãos na mesma família acolhedora.

O processo de Monitoramento e Avaliação será realizado por equipe interdisciplinar e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, conforme preconiza o Suas, competindo ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, ao Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e ao Conselho Tutelar, acompanhar e fiscalizar a regularidade do serviço.

Bolsa Auxílio

A família acolhedora inserida no serviço de acolhimento do programa será custeada com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania advindos do Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA, que integra o SUAS.

A Bolsa Auxílio destina-se ao suprimento com alimentação, vestuário, higiene pessoal, lazer e outras necessidades básicas, respeitando-se o direito à convivência familiar e comunitária.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *