• 14 de novembro de 2024 12:11

Prefeitura realiza segunda audiência pública para consolidar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

ByRafaela Andrighi

out 14, 2024

No próximo dia 31 de outubro, às 9h30, acontece no Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar, a segunda audiência pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Essa fase tem como objetivo apresentar à comunidade as metas, plano de ação, estratégias e propostas, garantindo espaço para a participação popular.

“O Plano tem como propósito central reduzir os impactos ambientais, otimizar o manejo dos resíduos e promover a sustentabilidade, garantindo o cumprimento dos princípios e metas estabelecidos nacionalmente. A participação cidadã nessa audiência é muito importante para que as propostas reflitam as necessidades e expectativas da população”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

A partir da consolidação das diretrizes e sugestões apresentadas, a minuta do projeto de lei será encaminhada à Câmara Municipal de Vereadores de Taquara para apreciação e votação, finalizando o processo de construção do plano e garantindo que o município esteja alinhado às exigências da gestão sustentável dos resíduos sólidos.

Primeira etapa tratou sobre o diagnóstico do PMGIRS

A primeira audiência pública foi realizada no dia 4 de julho, quando foi apresentado à população o diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos na cidade.

Agora, esta segunda etapa será essencial para a discussão e deliberação sobre as diretrizes e estratégias, conforme prevê a legislação municipal e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

Os arquivos que serão apresentados na audiência, podem ser acessados no link: https://www.taquara.rs.gov.br/conteudo/4012/925?titulo=Audi%C3%AAncia+PMGIRS+-+PMGRCC.

O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, e busca consolidar diretrizes que garantam a gestão adequada dos resíduos sólidos no município.

“A participação ativa da comunidade é fundamental, pois as sugestões colhidas nessa audiência ajudarão a orientar as ações e metas futuras, além de assegurar que o plano atenda tanto às demandas locais quanto às exigências legais”, reitera a diretora da pasta, Dione Gelinger.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *