Evento acadêmico de jogos e entretenimento digital é o maior da América Latina
Artigos de dois professores da Universidade Feevale foram premiados no XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGames, realizado em Manaus (AM), maior evento acadêmico de jogos e entretenimento digital da América Latina.
O artigo do professor João Mossmann, dos cursos de Jogos Digitais e Ciência da Computação e, também, do Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa, ficou em segundo lugar na categoria Best Paper – Artigo completo.
Já o artigo do professor Juliano Varella de Carvalho, coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Gestão da Tecnologia da Informação, ficou em segundo lugar na categoria Artigo curto.
A produção de jogos digitais no Brasil tem crescido de maneira constante nos últimos anos, exigindo que os estúdios adotem uma gestão eficiente para garantir o sucesso de seus projetos.
Premiado na trilha Artes & Design, o artigo de Mossmann, Identificando as práticas de gerenciamento de projetos da indústria de jogos digitais: uma pesquisa de levantamento, foi desenvolvido em parceria com os professores Lucas Pieva, Raquel Pillat e Maicon Bernardino, da Unipampa.
O estudo destacou a relevância de um Gerenciamento de Projetos (GP) bem estruturado como fator essencial para alcançar bons resultados na indústria. Entre as práticas mais utilizadas pelos estúdios brasileiros, destacam-se metodologias ágeis como Scrum e Kanban.
A investigação teve como objetivo identificar as principais soluções adotadas por desenvolvedores em diferentes estúdios no gerenciamento de suas produções.
Entre os artefatos mais usados no processo estão o Game Design Document (GDD), os protótipos e o Quadro Kanban, reforçando o predomínio de abordagens ágeis na gestão dos projetos.
Os resultados confirmam a adoção de boas práticas de gerenciamento de projetos por estúdios brasileiros, evidenciando que as metodologias ágeis oferecem maior controle sobre custo, tempo e escopo, pilares da chamada “tríplice restrição”.
O estudo, segundo Mossmann, se consolida como uma referência para pesquisadores e profissionais da área, auxiliando na criação de padrões que podem ser aplicados para aumentar o sucesso de futuros projetos no setor de jogos digitais.
“Estamos muito felizes e honrados com o reconhecimento no SBGames 2024. O estudo foi pensado para contribuir com a comunidade de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil, fornecendo uma visão mais clara sobre as práticas de gerenciamento de projetos que estão sendo adotadas no setor. Acreditamos que, ao compartilhar esses resultados, podemos ajudar estúdios e desenvolvedores independentes a aprimorar seus processos e alcançar melhores resultados em seus projetos”, afirma o professor.
Jogo digital para pacientes em tratamento através da fisioterapia respiratória
O artigo Desenvolvimento de um jogo digital para motivar pacientes em tratamento através da fisioterapia respiratória, de Carvalho, foi premiado na trilha Saúde.
“A premiação demonstra que o jogo e o projeto estão no caminho certo, pois esta conquista ocorreu dentro de um fórum especializado e reconhecido como o SBGames. Avaliadores acostumados com os mais diversos tipos de jogos enxergaram a oferta de valor que o Play Blow pode trazer para auxiliar crianças com dificuldades respiratórias”, destaca o professor.
O projeto Play Blow está sendo desenvolvido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Feevale, em conjunto com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), sob a coordenação do professor Juliano Varella de Carvalho.
O projeto recebeu fomento da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado e está em desenvolvimento há um ano e meio.
O Play Blow é resultado de um trabalho coletivo que envolve um fisioterapeuta do GHC, professores dos cursos de Computação da Universidade, bolsistas e estudantes destes cursos e, também, dos cursos de Jogos Digitais e Design de Animação, estudantes de Ensino Médio e parceiros, como o Centro de Design da Feevale.
O Play Blow é um jogo digital para estimular pacientes – crianças entre 3 e 7 anos de idade – em tratamento através da fisioterapia respiratória. O jogo é baseado em exercícios respiratórios usados no tratamento de doenças respiratórias crônicas.
Os exercícios são minijogos no Play Blow e estão inseridos em cenários lúdicos utilizados para motivar o jogador. As cenas do jogo são inspiradas em um parque de diversões e incluem personagens, animações, efeitos visuais e efeitos sonoros.
Um hardware, desenvolvido pelo projeto, captura informações geradas ao soprar pela boca e as transmite para o jogo, a fim de movimentar os personagens.
Testes iniciais do jogo foram executados e, a partir dos resultados e dos feedbacks, melhorias estão sendo desenvolvidas para que, em breve, possam ser efetuados testes com crianças.
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