• 14 de novembro de 2024 13:29

Projeto social da Feevale auxilia agroindústrias na rotulagem de alimentos

ByRafaela Andrighi

out 8, 2024

Instituição orienta produtores em relação às novas normas de informações nutricionais da Anvisa

Em 2022, entraram em vigor as novas normas sobre rotulagem nutricional da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O objetivo é facilitar a compreensão das informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos, auxiliando o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes.

Nesse sentido, o projeto social Gestão e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Local, desenvolvido pela Universidade Feevale, auxilia as agroindústrias da região a se adequarem à nova legislação.

A equipe recebe os produtores locais, que apresentam seus produtos e necessidades. A partir dos atendimentos, é possível elaborar as tabelas de informação nutricional para que, a partir daí, os empreendimentos possam atualizar seus rótulos.

Foi o que fez Jairo Knob, proprietário da agroindústria de geleias Knob’s Haus, de São José do Hortêncio. Com uma demanda de 24 sabores de geleias, produzidas a partir de matérias-primas cerca de 90% próprias, o empreendimento necessitava da adequação à nova legislação.

“O trabalho da Feevale foi excepcional, pois nos auxiliou a entender, melhorar e profissionalizar nosso negócio. Ajudou não somente com os cálculos das tabelas nutricionais, mas também a compreender todo esse processo e seus entornos e de quão importante e minucioso é esse trabalho que o projeto realiza na comunidade”, afirma Knob, cuja parceria com a Feevale vem desde os primeiros rótulos desenvolvidos para seus produtos.

O produtor foi atendido por uma equipe formada pelos acadêmicos integrantes do projeto Fernanda Rossatto Machado, Rafaela Trieweiler, Vanessa Linke Medeiros, Catiusse da Silva Cavalheiro, Larissa Flores de Oliveira e Igor Fröhlich da Silva, do curso de Nutrição, com supervisão da professora Simone Weschenfelder, que é líder do Gestão e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Local.

“Foram inúmeros benefícios dessa atividade, tanto ao empreendedor quanto para mim. Através dessa experiência, pude aprender e consolidar conhecimentos técnicos, além de me aproximar da prática da produção, vivência e dificuldades do produtor, enriquecendo muito minha formação”, avalia Fernanda, que graduou-se neste último semestre.

Conforme a professora Simone, a rotulagem traz segurança para a agroindústria, uma vez que indica a sua conformidade com as exigências da legislação. “Também é importante por fornecer ao consumidor todas as informações sobre a composição do produto, forma de armazenamento e possível presença de alergênicos”, explica.

Sobre a Knob’s Haus

Localizada na propriedade da família Knob, no centro de São José do Hortêncio (Av. Mathias Steffens, 6711), a Agroindústria Knob’s Haus trabalha com a produção de 24 sabores de geleias, além de melado batido, schmier colonial e doces em calda.

Com pomares de cereja, pêssego, amora, laranja, bergamota, limão, manga, figo, goiaba e jabuticaba, 90% da matéria-prima tem origem na propriedade. Também são produzidos alho, abóbora, cebola, cana-de-açúcar e outros ingredientes.

Atualmente, os produtos são comercializados, principalmente, em feiras de agricultura familiar. A linha de Geleias Zero Açúcar está presente, ainda, em 27 municípios no estado através da merenda escolar.

O restante da produção é vendida diretamente na propriedade, por meio do turismo rural.

Projeto realiza atendimentos todo o ano letivo

O projeto social de pesquisa e extensão Gestão e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Local tem o objetivo de desenvolver competências relacionadas ao associativismo, ao empreendedorismo, à gestão e à produção.

Busca colaborar para a formação humana, técnica e tecnológica de empreendedores ou empreendimentos que produzem alimentos, associações ou cooperativas de trabalhadores, por meio de oficinas ou atendimentos individualizados, de acordo com o interesse dos participantes.

Os atendimentos acontecem durante todo o ano letivo, e o contato pode ser feito pelo email projetogestao@feevale.br.

Legislação dos alimentos

A nova legislação estabelece mudanças na legibilidade, no teor e na forma de declaração de informações na tabela de informação nutricional e nas condições de uso das alegações nutricionais, além de adotar a rotulagem nutricional frontal.

Para tal, foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.

Outra alteração será nas informações disponibilizadas na tabela. Passa a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, bem como o número de porções por embalagem. Outras informações podem ser consultadas no site www.gov.br/anvisa.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *