Nathalia Arcuri, da plataforma Me Poupe!, falou para um grande público no Teatro Feevale
A fundadora da plataforma de educação financeira Me Poupe!, Nathalia Arcuri, fez o talk de abertura do Feevale Summit 2024, evento de empreendedorismo e inovação que começou nesta terça-feira, 1º, e segue até quarta-feira, 2.
O talk teve como tema Quando nasce um empreendedor e abordou como aprender a investir e transformar a mentalidade para empreender. A conversa foi mediada pelo jornalista Marco Matos.
O reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, agradeceu a presença de todos e enalteceu os 55 anos da Universidade, os seus três câmpus, o Feevale Techpark, os laboratórios de qualidade, a escola de aplicação de excelência e o maior teatro do Estado, entre outros espaços, que estão à disposição da comunidade.
“Queremos destacar, no Feevale Summit, a inovação, o empreendedorismo e a educação. Isso vai ao encontro do propósito da Instituição, que é construir uma comunidade melhor, juntos”, afirmou. A diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, lembrou o mote desta segunda edição do evento: Conexões que transformam pessoas. Pessoas que transformam o mundo. “Acreditamos que esta é uma oportunidade única para vocês se tornarem cidadãos e profissionais prontos para fazerem a diferença”, ressaltou.
O Teatro Feevale, onde aconteceu o evento, recebeu um grande público, incluindo estudantes, empreendedores e pessoas da comunidade. A jornalista Suelen Backes, moradora de Novo Hamburgo, foi uma das participantes.
“Eu vim aqui no Feevale Summit inclusive porque a Nathalia foi objeto do tema do meu mestrado em Comunicação na parte de influência digital. Estou muito ansiosa e curiosa para escutar ela ao vivo, ainda mais tendo essa oportunidade aqui pertinho de casa”, disse ela ao chegar no Teatro.
Nathalia é jornalista, Young Global Leader indicada em 2021 pelo Fórum Econômico Mundial, vencedora do prêmio Meaningful Business 2021, Empreendedora do Ano Ernest Young 2022 e tetracampeã do Prêmio iBest de Influenciadora de Investimentos por júri popular.
Ela falou sobre como ter dinheiro na profissão escolhida pelas pessoas e não dar brechas para o destino catastrófico que insistem em vender para elas. “O que vocês gostariam que alguém tivesse falado para vocês para que não precisassem descobrir sozinhos?”, indagou.
Importância da universidade
Segundo Nathalia, um curso universitário é o curador das habilidades técnicas e repertórios necessários para começar a jornada profissional.
“Você paga pela orientação, caminho, experiência dos professores e aprende a se relacionar com as pessoas, mercado, tecnologias e ferramentas da sua área”, enfatizou, alertando, porém, que as pessoas não aprendem a se relacionar com elas mesmas ou com o seu dinheiro.
Para quem está começando a investir e não tem muito dinheiro, ela indicou capacitação financeira e aplicação em CDB, tesouro direto, ações, fundos imobiliários e criptomoedas, por exemplo. “Estudem muito, pessoal!”, aconselhou.
A jornalista também explicou a fórmula 70×30, onde a pessoa deve reservar 30% do que ganha para o seu “eu do futuro”, usufruindo 70% no presente.
“Você não pode alterar seu passado com o dinheiro, mas pode construir o seu futuro a partir de um passo a passo simples, com base no cenário atual, no cenário desejado e na estratégia para gastar de forma inteligente, ganhar mais, investir melhor e ter autoaperfeiçoamento contínuo”, falou.
Nathalia ainda deu algumas dicas de como multiplicar o dinheiro empregado na graduação:
– Não se contente com as aulas. Fale com seus professores, ainda que eles não estejam nem aí para você fora da sala de aula;
– Aproxime-se de pessoas da sua área que você admira. Cuidado, você pode se decepcionar, mas faz parte;
– Crie uma meta financeira para a realização de um objetivo e conecte a sua carreira a esse objetivo;
– Use os juros compostos a seu favor, não contra você;
– Use o cartão de crédito, não seja usado por ele.
Sobre o Feevale Summit 2024
Com o mote Conexões que transformam pessoas. Pessoas que transformam o mundo, a segunda edição do Feevale Summit tem como objetivo conectar empresas, instituições, academia, alunos e comunidade em um ambiente inspirador, com conteúdos de qualidade. O evento é gratuito e segue nesta quarta-feira, 2 de outubro, no Câmpus II da Universidade Feevale.
Saiba Mais.