Atividade, promovida pelo Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade da Universidade Feevale, acontece no dia 30 de setembro
Dentro das atividades alusivas ao Setembro Azul, que visa dar visibilidade à comunidade surda e promover a inclusão social, a cultura e os direitos das pessoas surdas, a Universidade Feevale realizará na próxima segunda-feira, 30, o evento Valorizando a comunidade surda e sua língua.
A atividade, promovida pelo Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade (Naia), acontecerá às 19h30min, no Coworking de Aprendizagem, localizado no 7º andar do prédio Multicolor, no Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).
“O Setembro Azul, também conhecido como Setembro Surdo, é o mês que traz a reflexão das lutas pelos direitos e visibilidade da comunidade surda e sua língua. Importantes conquistas e desafios refletem a luta dessa comunidade, além de promover a conscientização e a divulgação à nossa sociedade. Assim, seguimos enfatizando a importância da acessibilidade para o surdo e a relevância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade surda”, afirma a coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade (Naia), Patrícia Mendel.
Origem
O Dia Nacional do Surdo é comemorado em 26 de setembro. A data foi oficializada em 2008 e escolhida por marcar a fundação da primeira escola de surdos no país. E 30 de setembro é a data em que se homenageia o intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Saiba Mais.