Apresentações também brindaram o último dia do evento em Taquara
O 16º Festejos Farroupilhas do Paranhana foi oficialmente encerrado, na noite do sábado (21), com a extinção da Chama Crioula, em uma cerimônia que simbolizou o término das comemorações em homenagem à cultura e às tradições gaúchas.
O momento solene aconteceu na sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho e contou com a presença de autoridades e representantes da comunidade tradicionalista.
Entre os presentes estavam o patrão do CTG O Fogão Gaúcho, Auro Sander, a presidente da Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana, Camila Engelmann; a coordenadora da 22ª RT, Carla Behs; a secretária de Educação, Carla do Amaral; a 1ª prenda juvenil da 22ª RT, Alice dos Santos e a 2ª Prenda Juvenil da 22ª RT, Isabela Steffen.
Com menos recursos, evento supera expectativas
A extinção da Chama Crioula marcou o encerramento de dez dias de atividades culturais, oficinas para mais de 1600 estudantes, e apresentações artísticas que envolveram a comunidade da região em um resgate dos costumes gaúchos superando as expectativas da organização.
“Esse ano superou muito as nossas expectativas, tivemos menos recursos e 45 dias para refazer o evento, mas isso fez com que acreditássemos na força que os Festejos têm, fez com que os ranchos se integrassem mais. Muitas pessoas agradeceram dizendo que a essência do evento se fortaleceu. “, afirmou Camila.
Envolvimento dos ranchos aumenta
Segundo a presidente da AAFFP, Camila Engelmann, esse foi o primeiro evento que um rancho procurou a diretoria solicitando ministrar uma oficina no ano que vem.
“Isso é um movimento novo, que é quando os ranchos começam a abraçar a essência do evento, que é mantermos a cultura, a tradição com as crianças. Isso me emocionou muito em saber que estamos mexendo com os integrantes dos ranchos, que essa emoção que vivemos lá, está mexendo com eles também”, ressalta Camila.
Evento está confirmado para o próximo ano
“O evento foi positivo, foram mais de 1600 crianças atendidas, não tivemos nenhum imprevisto, o tempo colaborou; no Recanto Cultural foram mais de 2 mil pessoas prestigiando o momento. Estamos muito felizes em dizer que ano que vem o evento está confirmado”, afirma a presidente Camila.
A ideia para o próximo ano, conforme menciona Camila, é aumentar o número de oficinas e proporcionar atividades para um maior número de crianças. A intenção é também trazer mais shows para a comunidade e elaborar um rodeio artístico, trazendo as famílias para o parque. “Estamos muito esperançosos e o ano que vem o evento será muito melhor que foi esse”, finaliza a presidente.
Apresentações e baile finalizam os Festejos
O último dia do evento foi finalizado com a apresentação das invernadas do CTG Sentinela da Tradição, de Igrejinha, show de Gabriel Ferraz e baile com o grupo Cambona.
O evento deixou um legado de cultura, união e valorização das tradições, já com a promessa de um retorno ainda mais grandioso no próximo ano.
O 16º Festejos Farroupilhas do Paranhana foi realizado na Sede Campestre do CTG O Fogão Gaúcho, pela Associação dos Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana, com o apoio da Prefeitura de Taquara, da Câmara Municipal de Vereadores e das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).
Contou com o patrocínio de Agropecuária Riograndense, Ademacro, Rodrigo Fagundes Gastronomia, Deutschips, DHB Eletrotécnica, Paranhana Net e ALN Sonorização.
Saiba Mais.