O RCD Cidades da próxima quinta-feira (29) tira dúvidas ao vivo de gestores públicos sobre o futuro da Inteligência Artificial na integração de serviços e o seu papel nas eleições municipais.
O convidado do programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho, é o fundador da DIGIWINGS e criador do primeiro assistente IA do Brasil, Maurício Pretto.
Na opinião do especialista, apesar da preocupação sobre o uso de IAs generativas para manipulação fraudulenta de áudios e vídeos de candidatos e direcionamento de conteúdo para persuadir eleitores, que levou o Tribunal Superior Eleitoral a propor regras para uso de candidatos e partidos, a Inteligência Artificial também deve ser utilizada para combater fake news no período.
“Apesar de todos os controles, vamos ter muita disseminação de conteúdo com desinformação, não só por culpa da IA. Existe um fator mais alto que é a velocidade com que a informação se dissipa. Acho que o que a IA vai trazer é uma velocidade na criação do conteúdo”, afirma.
Na visão dele, com o potencial de analisar comportamentos, a IA permite a criação de ferramentas que podem dar uma resposta mais rápida para se evitar a disseminação de conteúdo falso em redes como o WhatsApp, por exemplo.
“Acho que existem caminhos de se pensar numa maneira para que a nossa população, as pessoas entendam, ao final do dia, que o que elas estão passando adiante não tem veracidade”, argumenta.
“A IA talvez traga alguns conteúdos que antes não conseguiam ser disseminados. Acho que vídeos deep fake vão ter um fator pesado, mas acho que nós como sociedade não deveríamos estar falando do que a gente acha que vai acontecer e sim o que a gente pode fazer para combater”, analisa.
Na visão do especialista, os candidatos precisam estar atentos às novas regras do TSE para o uso da ferramenta no pleito deste ano.
“É preciso entender que regras são essas, de que maneira elas devem influenciar a decisão do eleitorado e como elas poderão mudar a forma como as campanhas são conduzidas”, observa.
Maurício Pretto também destaca o impacto positivo do uso de IA na gestão pública como, por exemplo, na integração de serviços, no aprendizado educacional e na saúde.
“Acredito que vamos ter uma disrupção e uma mudança como a Inteligência Artificial é gerenciada e controlada. É muito importante olhar o lado positivo. A gente tem avanços na medicina, com doenças detectadas em estágios extremamente iniciais; na segurança pública, na educação. Hoje a Inteligência Artificial é chave para tudo”
Durante o RCD Cidades, os participantes poderão tirar dúvidas ao vivo com o convidado. O programa vai ao ar ao vivo pela TVRCD, no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo https://sympla.com.br/rcd.
Serviço:
RCD Cidades – As oportunidades de Inteligência Artificial no desenvolvimento das cidades e o seu papel nas eleições municipais
Data: 29/08
Horário: 10 horas
Evento: online pela TVRCD
Inscrições gratuitas: https://sympla.com.br/rcd
Informações via WhatsApp: (41) 3015-6812 ou pela imprensa@redecidadedigital.com.br
Saiba Mais.