As Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) receberam a renomada Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) em uma noite memorável no último sábado (29).
Com o Centro de Eventos lotado, o público aplaudiu calorosamente os músicos, que brilharam em um espetáculo marcado por talento e carisma.
O concerto fez parte da programação do projeto Série do Interior deste ano, dedicado ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul.
Os concertos são parte das atividades organizadas pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã. Sob a batuta do maestro Evandro Matté e com a participação da cantora lírica Carol Braga, a Orquestra apresentou obras de Beethoven, Bach e outros renomados compositores germânicos.
Durante o evento, Evandro Matté, regente da OSPA, enfatizou a importância da cultura em tempos difíceis: “A OSPA circula pelo Rio Grande do Sul há mais de 70 anos. Neste momento de adversidade, entendemos que a cultura desempenha um papel fundamental na reconstrução do nosso estado, levando alento e esperança a todos. Fica aqui o convite para conhecerem a Casa da Ospa em Porto Alegre”.
O repertório diversificado incluiu obras de grandes nomes da música alemã, como Brahms, Händel, Offenbach, além de compositores de língua alemã como Schubert, Strauss II e Mozart.
Como é tradicional nos concertos da OSPA pelo interior, o programa também contemplou uma obra brasileira: “O Garatuja”, de Alberto Nepomuceno, inspirada no romance de José de Alencar.
Carol Braga, destacada mezzo-soprano da cena operística brasileira, brilhou em duas peças, incluindo trechos do oratório “Messiah”, de Händel, e da ópera “La Clemenza di Tito”, de Mozart.
Saiba Mais.