• 22 de novembro de 2024 00:21

Gabinete itinerante do Ministério da Agricultura e Pecuária vistoria localidades no interior de Taquara

ByRafaela Andrighi

jun 28, 2024

Objetivo da visita era identificar presencialmente os danos causados pela maior catástrofe climática que já atingiu o Rio Grande do Sul

Danos em plantações, no cultivo de hortaliças, em pastos, cercas, estradas e bueiros são alguns dos problemas causados pela maior catástrofe climática, provocada pelas fortes chuvas, que atingiram todo o Rio Grande do Sul entre o final de abril e o início de maio.

E nesta quinta-feira (27) pela manhã, integrantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) visitaram diversas localidades do interior de Taquara para averiguar os estragos, que ainda são visíveis após quase dois meses da tragédia.

“Acompanhamos a chegada das equipes do Ministério na Faccat, onde nos reunimos com integrantes da Secretaria Municipal de Agricultura, na figura do secretário Gilson Redin, o diretor geral da instituição, Delmar Backes, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara, João Brito, Sindicato Rural do Vale do Paranhana e demais autoridades. É uma ação importante, pois destas visitas surgirá um relatório que possibilitará definir as melhores maneiras de recuperarmos a produção das zonas rurais”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

O gabinete itinerante do MAPA, acompanhado de profissionais da Secretaria da Agricultura, Emater, e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, dividido em cinco equipes, estiveram em Rio da Ilha, Padilha, Padilha Velha, Moquém, Passo da Ilha,  Açoita Cavalo, Olhos D’Agua, Cachoiera Grande, Linha Gonzaga, Arroio Grande e Linha São João.

Nestes locais, além de verificarem a situação dos campos, conversaram com moradores.

Em uma das propriedades, em Olhos D’água, voltada à extração e venda de leite, os proprietários afirmaram que os danos nas estradas e pontes impediram que o caminhão de transporte do produto chegasse ao local.

Além disso, devido ao dano no pasto, os animais passaram cerca de uma semana se alimentando somente de silagem, reduzindo a quantidade de leite.

Os proprietários afirmaram aos técnicos do Ministério e da secretaria de Agricultura que acham improvável retomar os níveis de produção anteriores, devido ao impacto na alimentação das vacas.

A visita do Gabinete Itinerante em Taquara faz parte das iniciativas do Programa Emergencial de Reconstrução do Agronegócio do Rio Grande do Sul.

O PERSul foi lançado no dia 28 de maio por meio da Portaria nº 683/2024 e tem vigência até o dia 31 de dezembro de 2024. As visitações seguem nos próximos meses, um município por manhã, por todo o estado.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *