Compreendendo o seu papel junto ao empresariado local, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Igrejinha e Três Coroas realizou, na última terça-feira (21), o “Encontro – A Reconstrução dos Negócios”.
O momento teve como objetivo debater alternativas e o que está sendo realizado para a reconstrução dos municípios.
Realizado na sede da unidade de Três Coroas, reuniu mais de 50 associados que foram atingidos pela enchente, para debater as ações que foram tomadas até o momento e o que está por vir.
Além da presidente da CDL de Igrejinha e Três Coroas, Natália Debarba, participaram o deputado estadual Joel Wilhelm, a advogada e consultora jurídica da CDL, Dra Magali Flocke Hack, a contadora e diretora da CDL, Juliana Herrmann.
Conforme a entidade, mesmo que o momento ainda seja incerto, é necessário se manter atuante e em busca de alternativas que vão ajudar na reconstrução dos negócios.
O encontro trouxe assuntos pertinentes do momento
O deputado estadual Joel falou sobre as articulações que vem realizando desde que as enchentes iniciaram.
Como primeira medida, a reconstituição da área da saúde, através dos hospitais atingidos – como a Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel, de Três Coroas.
Ele reforçou a importância de as famílias atingidas fazerem os cadastros nos locais indicados por cada um dos municípios, garantindo a liberação de recursos.
Juntamente com os chefes dos executivos e os responsáveis pela defesa civil, trabalhou na articulação para a volta de Igrejinha e Três Coroas ao estado de calamidade.
O objetivo de seu trabalho é garantir a liberação de recursos para o maior número de pessoas assim como opções de crédito para pequenos negócios.
A contadora Juliana pontuou que os municípios terem voltado ao estado de calamidade oferece, por exemplo, a possibilidade de prorrogação de pagamento de impostos.
Mas ela alerta que é necessário avaliar se é realmente necessário ou se estará apenas postergando a situação e sugere a conversa para orientação com o contador que atende a empresa.
Ela indica ainda que é necessária a conversa com fornecedores para negociação dos prazos e condições de pagamento.
A advogada Dra. Magali reforça sobre a importância de buscar profissionais qualificados para ajudar na tomada de decisões nesse momento de dificuldade.
De acordo com a especialista, os contratos de financiamento, seguros e aluguéis podem ter cláusulas que agora podem ajudar os empresários.
Entendendo esses contratos, é possível buscar negociações e alternativas.
A presidente da CDL enfatizou as consultorias gratuitas que a entidade oferece com detalhes aos associados (mais informações abaixo).
Ela pontua que este é um momento em que o empresário precisa pensar e sair do operacional, que é necessário buscar estratégias e parceiros para seguir realizando o seu trabalho, ainda que com ajustes quando for necessário.
Iniciativas da entidade:
Mesmo com a sede de igrejinha fortemente atingida – entrou mais de 1,70 de água – , a CDL não mediu esforços para atender e ajudar os associados e a comunidade.
Desde o primeiro momento, a equipe se mobilizou buscando atender da melhor forma possível. A entidade segue oferecendo consultorias gratuitas aos associados, com os consultores Dra Magali Flocke Hack, Diego Reis e Márcio Staudt atendendo com suporte e assistência nas áreas jurídica, financeira e de gestão empresarial, respectivamente.
A entidade, através de seu fundo assistencial, também realizou doação de colchões, produtos de limpeza e alimentos para a comunidade.
Agora, o foco é auxiliar na reconstrução dos negócios, pois isso representa emprego e renda, com a economia ativa e circulando.
De maneira prática, a CDL de Igrejinha e Três Coroas isentou a mensalidade de todos os associados nos próximos dois meses, uma simples forma de apoiar o empresariado.
Saiba Mais.