Programa do Governo Federal prevê o repasse de R$ 5,1 mil para atingidos pela enchente
O programa Auxílio Reconstrução, do Governo Federal, destinado às famílias que ficaram desabrigadas ou desalojadas devido aos eventos climáticos extremos ocorridos entre os dias 1º e 5 de maio, e de 11 a 16 de maio, está sendo cadastrado em Taquara.
O auxílio, no valor de R$ 5,1 mil, será repassado a todas as famílias cujas residências foram afetadas.
As famílias já atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania e que possuem registro no CadÚnico não precisam realizar novo cadastro para receber o auxílio.
No entanto, aquelas que foram atendidas e não estão no CadÚnico devem validar seus dados via WhatsApp do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), pelo número (51) 3541-9242.
Para isso, é necessário enviar os CPFs de todos os membros da família e o comprovante de endereço, com prioridade para as famílias onde a mulher é a responsável familiar.
Cada família tem direito a um benefício
Importante ressaltar que apenas uma ajuda será concedida por residência. Tentativas de fracionar famílias para receber múltiplos auxílios serão consideradas crime contra a Fazenda Nacional.
A Prefeitura de Taquara realizará a triangulação de dados utilizando informações do cartão SUS, matrículas escolares e CadÚnico para validar os beneficiários.
“Todas as ruas foram separadas por fichas. Estamos pesquisando todas as pessoas no CadÚnico e o auxílio será liberado primeiramente para essas famílias. Também teremos acesso aos dados das famílias e faremos visitas às residências,” informou o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza.
Famílias devem ter cadastro no portal “gov.br”
Todos os responsáveis familiares devem possuir cadastro no portal “gov.br“.
A partir do dia 27 de maio, eles devem acessar a plataforma e clicar no botão “Auxílio Reconstrução”, na opção “Sou Cidadão” do aplicativo ou site gov.br, para validar os dados.
Aqueles que não possuem cadastro no gov.br devem se dirigir ao Desenvolvimento Social, localizado na Rua Guilherme Lahm, quase em frente à Delegacia, no Centro, para receber assistência.
Como será o pagamento
O pagamento da parcela única do Vale Reconstrução será feito via PIX para as contas dos beneficiários, limitado a um por família, que poderá sacar o auxílio conforme o calendário estipulado pela Caixa Econômica Federal.
O recurso será operacionalizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e pago pela Caixa, por meio de conta poupança social digital.
A estimativa é que os primeiros pagamentos sejam feitos ainda no mês de maio, dependendo do calendário que será disponibilizado pelo Governo Federal.
Saiba Mais.