Evento prevê discutir o planejamento familiar com a comunidade
No próximo dia 3 de maio, às 8h, a Câmara Municipal de Vereadores de Taquara acolherá o I Fórum de Planejamento Reprodutivo.
Sob a iniciativa conjunta da Secretaria de Saúde e do Rotary Club de Taquara, este fórum oferece uma oportunidade para os diversos setores da comunidade se unirem e discutirem o direito fundamental de todo cidadão: o planejamento familiar.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico: https://abre.ai/forumplanejamentoreprodutivo.
“O planejamento familiar não é apenas sobre limitar o tamanho da família, mas garantir o direito de decidir o número de filhos que deseja ter, no momento que melhor convier, e com o suporte necessário. É sobre empoderar as famílias com informação e acesso a métodos contraceptivos, assegurando que essas decisões sejam tomadas de forma consciente e responsável”, destaca a representante do Rotary e enfermeira do Município, Andressa Kellen de Lima.
Durante o evento, serão abordados temas como métodos contraceptivos, direitos reprodutivos e a importância do planejamento familiar para o bem-estar das famílias e da comunidade como um todo.
Capacitação aos profissionais de Saúde
Uma das principais pautas em destaque será a qualificação dos profissionais de saúde para ampliação da oferta de métodos contraceptivos na rede municipal de saúde.
Nos dias 17 e 18 de maio, será realizada uma capacitação para garantir que esses métodos contraceptivos sejam integrados de forma eficaz ao SUS.
A qualificação será ministrada pelo médico ginecologista, professor universitário Marcelo Leoni.
Ele irá treinar a equipe médica e de enfermagem do Município na inserção dos métodos contraceptivos: DIU (dispositivo intrauterino) e Implanons, ampliando assim as opções contraceptivas disponíveis na rede de saúde.
Rotary Clube doará 30 Implanons
O Rotary Clube de Taquara fará a doação de 30 implantes Implanons, que serão utilizados para beneficiar as mulheres da comunidade.
O método contraceptivo é seguro e eficaz e amplamente utilizado por mulheres em todo o mundo.
Consiste em um pequeno implante subcutâneo que libera hormônios para prevenir a gravidez por até três anos.
O valor está na faixa de R$ 800,00. Este custo inclui tanto o procedimento de inserção quanto o próprio dispositivo e será disponibilizado gratuitamente a mulheres taquarenses.
Saiba Mais.