A programação é uma iniciativa da Secretaria de Educação para promover intercâmbio sociocultural e educacional entre os alunos.
Como a estudante Elena Rodrigues Dalmina, de 11 anos, da Emef Maria Francisca da Silva.
Segundo o prefeito Diego Picucha, as competições são uma forma de estimular a prática do esporte entre as crianças e adolescentes.
O JEP conta também com as modalidades de Futsal, Futebol Society (futebol 7), Voleibol, Basquete, Handebol e Xadrez, todas em 3 categorias (mirim, infantil e juvenil) nos 2 naipes ( masculino e feminino) com a participação de todas as escolas municipais juntamente com escolas do estado.
O evento deve mobilizar mais de 3.500 inscrições de alunos e vai contar com 6 sedes: os jogos de Futsal ocorrerão no Ginásio Municipal, Basquetebol no ginásio da EMEF Idalino, Handebol no ginásio da Emef Getúlio, Voleibol na Escola Noemy Fay dos Santos, Futebol Society no Campo da Azaleia, além do evento de xadrez que ocorrerá na Rua Coberta.
O JEP é o maior evento esportivo escolar do município. Reforça o espírito de grupo entre os participantes, envolve a comunidade escolar, busca identificar novos talentos esportivos, fomenta a prática do esporte no cotidiano escolar, salienta o coordenador de Esporte Luís Eduardo Mallmann, o Duda.
Ao longo de todo ano ocorrerão diversas modalidades para os alunos participarem.