Prefeitura adotou tecnologias visando simplificar os processos internos com segurança da informação.
Visando ampliar a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos, a Prefeitura de Passo Fundo (RS) implementou uma gama de tecnologias para simplificar e otimizar processos internos.
Entre as medidas adotadas, destacam-se o sistema de gerenciamento do fluxo de trabalho, plataforma de gestão de documentos eletrônicos e assinaturas digitais.
Segundo o Prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, a automação dos processos internos visa facilitar o armazenamento e compartilhamento de documentos de forma virtual, simplificando processos burocráticos.
“As novas ferramentas reduziram o tempo gasto em tarefas administrativas, o que por sua vez reduziu os gastos com insumos físicos, liberando recursos para outras atividades prioritárias. Além disso, facilitou a troca de informações entre os funcionários da prefeitura, aumentando a eficiência organizacional e a transparência na prestação de contas”, destacou o gestor.
O chefe do Executivo municipal é um dos palestrantes confirmados no 4.º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, que será realizado na serra gaúcha, na cidade de Canela, nos dias 25 e 26 de abril, para compartilhar os avanços tecnológicos com as demais Prefeituras do Estado.
Em 2020, a cidade de Passo Fundo, conhecida como Capital do Planalto Médio, contava com 73 serviços ofertados digitalmente à população.
Em 2023, foram 85% dos processos realizados eletronicamente e apenas 15% de forma física.
“Hoje, o município conta com aproximadamente 211 serviços digitais disponíveis na carta de serviços”, conta.
O prefeito ressalta ainda que toda a transformação foi acompanhada do fortalecimento da privacidade e segurança da informação para que o cidadão confiasse no uso dos serviços digitais.
“Utilizamos firewalls, switches e sistema de análise de acesso, promovendo mais proteção aos sistemas e os dados contra ameaças externas”, completou.
As inovações na cidade de Passo Fundo é apenas uma das novidades que serão apresentadas no principal encontro estadual de tecnologia para Prefeituras.
O evento,promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, será realizado no Tri Hotel.
O objetivo é reunir prefeitos, gestores e servidores para tratar da implantação de cidades inteligentes, que utilizam a tecnologia e fomentam a inovação nos serviços públicos.
As inscrições para são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.
Além de políticas públicas e modelos implantados nos municípios, no encontro os gestores terão acesso às soluções desenvolvidas pela System, Binär Tech, Evolution Tecnologia Funerária, Sistema Traz Valor, VoxCity Tecnologia, Frotus Sistemas, GRAPHO Software, Portal de Compras Públicas e Póstero.
O evento tem apoio institucional da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Tri Hotéis, Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Associação dos Municípios do Vale Germânico (AMVAG), Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (AMPARA), Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (AMUNOR), Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON) e Associação dos Municípios do Planalto (AMPLA).
Serviço:
4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes
25 e 26 de abril
Local: Tri Hotéis, em Canela – RS
Inscrições gratuitas para servidores públicos, universidades e entidades: https://www.sympla.com.br/rcd
Informações pelo WhatsApp (41) 3015-6812
Créditos da Imagem: Prefeitura de Passo Fundo (RS)
Autor: Evelin Moreira
Fonte: Rede Cidade Digital
Saiba Mais.