Exposição e exibição de documentário são atividades prévias para a segunda edição da Folia na Júlio, neste sábado (2)
A Prefeitura de Taquara, através da Diretoria de Cultura, o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, e o Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann, realizaram nesta quarta-feira (28) duas ações educativas ligadas ao Carnaval do Município.
As atividades incluíram o lançamento oficial da exposição “Folia na Júlio: a história dos desfiles e bailes de Carnaval em Taquara-RS”, e a exibição do documentário “Origens do Carnaval de Taquara”.
Ambas as atividades são uma prévia da segunda edição da Folia na Júlio, a festa de Carnaval do Município, que ocorrerá neste sábado (2), a partir das 17h, na Rua Júlio de Castilhos, que se transformará na Passarela do Samba Emílio Guilherme Holderbaum, ao lado da Praça Marechal Deodoro.
O evento é uma realização da Prefeitura de Taquara, Sesc-Taquara, Instituto Pró-Cidadania e Associação Social e Cultural de Taquara (Astac), com patrocínio da Cervejaria Stier.
Neste ano, a festividade conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do Governo do Rio Grande do Sul.
“Ambas as ações se complementam ao contar a história do Carnaval de Taquara, como os antigos bailes e os eventos em sociedades recreativas. Isso permite a construção de um legado daqueles que fomentaram a festa em nosso Município, servindo de inspiração para aqueles que trabalham para manter viva a folia na cidade”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.
Exibição de documentário
Uma das iniciativas foi a exibição do documentário “Origens do Carnaval de Taquara”, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar.
A produção foi lançada em 2021, e conta diversos fatos sobre a história da folia no Município. A produção foi feita pelo Instituto Pró-Cidadania, reunindo entrevistas com personalidades que participaram dos bailes, desfiles e das festas em sociedades recreativas.
Após a exibição, foi realizado um bate-papo com os coordenadores do Instituto Pró-Cidadania, Vanessa Sanches e Cristiano Oliveira, que conversaram com o público sobre o desenvolvimento deste material.
“Nós queríamos saber mais sobre a história do Carnaval de Taquara. E foi um projeto muito importante, elaborado entre 2018 e 2021, em que descobrimos como eram as festas nas sociedades do Centro da cidade, bem como as festas nas sociedades recreativas no Bairro Jardim do Prado, onde a população negra festejava, nos locais que deram origem para algumas das nossas escolas de samba, como a Unidos da Pinheiro e Mocidade Independente do Jardim do Prado”, conta Vanessa.
Cristiano completa que o documentário tem valor histórico para o Município, principalmente pela questão antirracista ao mostrar que o Carnaval é uma festa para todos os povos.
“Para nós, que somos apaixonados por este evento, queremos que ações como esta aconteçam ainda mais vezes. Quanto mais diversidade tivermos, melhor, contribuindo para que todos participem de alguma forma”, salienta.
Lançamento da exposição
Outra ação educativa foi o lançamento da exposição “Folia na Júlio: a história dos desfiles e bailes de Carnaval em Taquara-RS”, realizada pelo Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, e pelo Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann.
A mostra exibe fotos, fantasias e recortes de jornais sobre a festa, está aberta ao público até 15 de março, na sede do Museu, na Rua Nelson Renck, 2933.
A solenidade de abertura reuniu pessoas de diferentes entidades ligadas ao Carnaval.
“Ficamos felizes com a participação da comunidade. Isso mostra o engajamento de várias esferas da sociedade taquarense em prol da preservação da memória cultural daqui. O trabalho em grupos faz a diferença”, afirma o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues.
A exposição tem a curadoria da estudante do curso de História, Franciele de Oliveira Santos, que destacou sobre o encantamento do público com o material em exibição no Museu Municipal.
“Trouxemos aqui muitas memórias de tempos atrás, enquanto os visitantes aproveitaram o momento também para recordar de outras histórias, compartilhando conosco de forma nostálgica”, aponta.
Importância das ações educativas
O diretor de Cultura, Rafael Tourinho, ressalta a importância das duas ações educativas, que são etapas previstas no edital de coinvestimento do Estado para a Folia na Júlio.
“Estes dois eventos cumpriram o seu objetivo, de destacar a cultura do Carnaval de Taquara. Tivemos uma ótima participação do público na exibição do documentário, interagindo com os realizadores e fazendo perguntas bem pertinentes. E também estamos com a exposição no Museu, resgatando outras histórias desta festa popular”, frisa.
Saiba Mais.