Ação faz parte do cronograma de atividades educativas para a próxima edição da Folia na Júlio
Foi aberta nesta quinta-feira (22) a exposição “Folia na Júlio: a história dos desfiles e bailes de Carnaval em Taquara-RS”, iniciativa realizada pelo Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, e pelo Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann.
Através de fotos, fantasias e recortes de jornais, a mostra conta parte da história do Carnaval do Município, desde os bailes nos salões até aos eventos nas sociedades recreativas, passando também pelos desfiles no Centro da cidade.
A mostra segue até o dia 15 de março, na sede do Museu, na Rua Nelson Renck, 2933.
A exposição é uma das atividades educativas voltadas à Folia na Júlio, o evento de Carnaval de Taquara, no dia 2 de março, na Rua Júlio de Castilhos, que durante a festividade se transformará na Passarela do Samba Emílio Guilherme Holderbaum, ao lado da Praça Marechal Deodoro.
A festa iniciará às 17h, e é realizada pela Prefeitura de Taquara, Sesc-Taquara, Instituto Pró-Cidadania e Associação Social e Cultural de Taquara (Astac).
Além disso, neste ano, o evento contará com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do Governo do Rio Grande do Sul.
“Estamos muito felizes com o lançamento desta importante exposição, que resgata a história do Carnaval de nossa cidade. Parabéns aos profissionais que se empenharam em encontrar registros sobre esta grande festa aqui no Município”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.
Materiais em exposição
O trabalho de pesquisa iniciou no final de 2023, com o objetivo de resgatar as histórias sobre os antigos bailes de Carnaval de Taquara, e sobre eventos realizados em sociedades recreativas, e no Centro da cidade.
“Foi uma grande força-tarefa que realizamos, para localizar notícias antigas, fotos, fantasias e adereços das festas de Carnaval daqui. Inclusive, conseguimos realizar entrevistas com uma das costureiras das fantasias do Carnaval de Taquara”, salienta o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, responsável pelo Museu Municipal.
A exposição estará aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. A mostra tem a curadoria da estudante do curso de História, Franciele de Oliveira Santos.
Ela conta que, no acervo, há registros sobre eventos de Carnaval em Taquara desde as décadas de 1920 e 1930, sendo que a maior parte dos materiais encontrados são das décadas de 1980 e 1990.
“Inclusive, enquanto estávamos na montagem do museu, encontramos um registro fotográfico de um desfile de Carnaval realizado com carros de boi, há quase 100 anos”, conta.
Sobre o trabalho, ela destaca a importância histórica do acervo encontrado, mantendo viva a cultura do Carnaval no Município.
“Com o tempo, essa festa foi diminuindo em Taquara, por conta de diversos aspectos. Esta pesquisa foi muito importante, pois trazemos à tona as pessoas que fizeram parte do Carnaval daqui, como as costureiras, reis momos, rainhas, e incentivadores deste importante movimento popular para o Brasil”, frisa.
Pesquisa terá continuidade
Maicon lembra que o trabalho de pesquisa sobre o Carnaval em Taquara continua mesmo após o fim da exposição.
“A ideia é ir mais a fundo sobre como eram os bailes de Carnaval das sociedades, assim como as festas nas sociedades recreativas, especialmente no Bairro Jardim do Prado, assim como a história das escolas de samba Unidos da Pinheiro e Mocidade Independente do Jardim do Prado. Com este trabalho concluído, teremos um importante acervo remontando a história carnavalesca do Município”, aponta.
Na próxima quarta-feira (28), haverá a solenidade de lançamento da exposição, a partir das 10h30, na sede do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, reunindo autoridades e personalidades atuantes no Carnaval de Taquara.
Documentário sobre o Carnaval será exibido na próxima semana
Também na próxima quarta-feira (28), às 19h, será exibido o documentário “Origens do Carnaval de Taquara”, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar.
A produção foi lançada em 2021, e conta com diversas histórias sobre o Carnaval de Taquara. No evento, estarão presentes os realizadores do projeto, que vão conversar com o público sobre os bastidores, entre outras questões.
Programação da Folia na Júlio
No próximo sábado (2), será o dia da Folia na Júlio, a partir das 17h, com o show de William Marins e artistas convidados.
Na sequência, às 17h45, terá a apresentação do Bloco Infantil de Taquara. A partir das 18h, será a vez da participação da Escola de Samba Mocidade Independente do Jardim do Prado.
Depois disso, às 19h, ocorrerá o show com a Banda Saldanha. Finalizando a programação, o bloco Império da Lã subirá ao palco, às 21h.
Saiba Mais.