Solicitação do novo documento pode ser feita na unidade de Taquara do Instituto Geral de Perícias (IGP)
Os moradores de Taquara já podem fazer a solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Município.
O novo documento de identificação substituirá o RG, contendo um número de identificação único válido para todos os estados brasileiros.
Em Taquara, o pedido pode ser feito na sede do Instituto Geral de Perícias (IGP), na Rua Guilherme Lahm, 1476, Bairro Centro.
“Este novo documento traz mais praticidade para a população, pois será com base no mesmo número do CPF, permitindo a população ter acesso tanto em papel quanto no formato digital, assim como já é com a Carteira Nacional de Habilitação”, explica a prefeita Sirlei Silveira.
A troca da documentação deverá ser feita até o ano de 2032. Porém, para aqueles que emitiram o antigo RG há mais de dez anos, é recomendável emitir a nova CIN.
Horário de atendimento
O IGP de Taquara funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.
Por conta da alta demanda dos últimos dias, o local também realiza atendimentos por agendamento, através do telefone (51) 3541-3991.
A taxa do Estado não é cobrada para a solicitação de uma nova CIN. Apenas é pedida uma contribuição de R$ 20, que é destinada ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro).
Para a emissão da Carteira de Identidade Nacional, é necessário comparecer com a certidão de nascimento ou casamento, conforme o estado civil, e o número de CPF.
Os documentos deverão estar em bom estado, sendo que a certidão precisa ser levada com a via original, ou com uma cópia autenticada, não plastificada.
“Na nova CIN, constará apenas o número do CPF, sendo extinto o número de RG. Este documento possui validade de dez anos. No caso de quem possui mais de 60 anos, a validade do documento é por tempo indeterminado”, completa a responsável pelo IGP de Taquara, Luciane de Oliveira.
Saiba Mais.