Iniciativa elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Social traz diretrizes para o atendimento da população após eventos climáticos
Foi apresentado nesta terça-feira (30), em Taquara, o Plano Municipal de Atuação Socioassistencial em Contexto de Calamidade.
O documento foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
O documento foi apresentado para a prefeita Sirlei Silveira, com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza Rosa, o diretor de Desenvolvimento Social, Rafael Altenhofer, e a coordenadora do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências, Luciana Santos Hoffman.
“Nos últimos anos, tivemos oito eventos que demandaram atuação emergencial da Prefeitura. Pensando em potencializar os trabalhos, criamos este plano, contendo as diretrizes para como o Município deve atuar com relação a assistência social em situações atípicas, como temporais, ciclones e enchentes”, salienta a prefeita.
Como funciona
O Plano Municipal de Atuação Socioassistencial em Contexto de Calamidade tem por objetivo a organização do fluxo de trabalho, de forma a atender a população afetada por eventos adversos, em especial, as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa permite proteger famílias e indivíduos que precisam ser retirados imediatamente quando houver necessidade.
“Este plano terá o envolvimento de representantes de diversas secretarias municipais, com o objetivo de fornecer a devida assistência imediata para a população nestas situações emergenciais. Isso garante uma ampla rede de proteção às pessoas e famílias afetadas”, completa o secretário Maurício.
Saiba Mais.